Comunicação integrada

0
3



A Prefeitura de Pouso Alegre possui secretarias espalhadas pela cidade, além de escolas municipais que necessitam estar em constante comunicação. Porém, as várias linhas telefônicas instaladas nessas unidades não tinham a necessária gestão centralizada sobre os gastos em telefonia. As ligações realizadas entre secretarias e escolas, ou da prefeitura para essas unidades eram tarifadas, problema que foi resolvido com a implantação da telefonia IP, pela Leucotron, que possibilita que, atualmente, as chamadas telefônicas sejam feitas a custo zero.

 

Outro ponto crítico era que todos os telefones estavam liberados para realizar qualquer tipo de ligação. Não havia qualquer categorização nos ramais, o que ocasionava um impacto substancial nas despesas. Para solucionar essas questões, foram instaladas quatro centrais de PABX ISION, da Leucotron, sendo uma no Paço Municipal, onde todos os links e interfaces estão concentrados. As demais foram alocadas na Secretaria de Saúde, de Finanças e no Jurídico. As outras localidades, incluindo as escolas municipais, passaram a ser atendidas por ramais IP com ATL. Desenvolvido com tecnologia nacional, o ATL é uma extensão do PABX Leucotron. Como não há necessidade de se ter um computador ligado para que haja conexão, o dispositivo proporciona maior mobilidade, economia e praticidade para interligar matriz e filiais.

 

Outro avanço conquistado pela Prefeitura de Pouso Alegre foi a instalação de um tarifador, Tariton Flex, no Paço Municipal, a fim de permitir o gerenciamento de todos os ramais da prefeitura e das unidades e a contabilização dos gastos respectivos de cada uma delas. Além disso, atualmente, com a nova solução, há categorização de ramais, sendo que alguns estão habilitados somente a ligações locais, outros não fazem ligações para celular, dentro de diretrizes pré-definidas que, além de redução de custos, buscaram atender as reais necessidades de cada setor da administração do município. “O monitoramento de todas as ligações da Prefeitura, agora, é feito de forma inteligente”, afirma Paulo Tarcio, diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre.

 

Todas essas medidas levaram a Prefeitura a uma redução substancial nos gastos com telefonia. “Houve redução de despesas e melhoria da qualidade da telefonia” explica Tarcio. “Registramos uma redução substancial, da ordem de 40%, em nossas despesas com telefonia”, comemora.