O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Confiança do comércio em queda

Indicador que mede grau de confiança do empresário do comércio varejista de São Paulo registrou queda de 3,9 % em maio, em relação ao mês de abril. É a quarta baixa mensal consecutiva, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, ICEC, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, FecomercioSP. Segundo o levantamento, o índice alcançou 104,8 pontos, número próximo da margem de pessimismo. A escala vai de zero a 200 pontos e indica otimismo quando o resultado supera a marca de cem pontos. Abaixo disso, indica pessimismo. A marca de maio é a segunda pior da série histórica, iniciada em março de 2011. Só não foi pior do que o registrado em julho de 2013, após os protestos que mobilizaram o País, quando bateu em 104,2 pontos.
Na análise por porte da empresa, a queda da confiança entre abril e maio foi maior nas companhias com mais de 50 funcionários. O ICEC registrou queda de 3,8% na confiança dos pequenos empresários e de 6,4% dos grandes. Ainda assim, os grandes empresários estão em um patamar de confiança superior: 127,4 pontos contra 104,3 pontos dos pequenos.
Além disso, a propensão de o empresariado paulista investir caiu 2,9%, como também a de empregar, com queda de 1,3%. Desde o fim de 2013, a expectativa de contratação caiu mais de 15%, e a de investimentos, mais de 10%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima