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Conhecimento sem fronteiras

A Escola Social do Varejo, ESV, curso de formação para o trabalho em supermercados e hipermercados que o Instituto Walmart Brasil oferece para jovens carentes,  rompeu fronteiras e sua metodologia já foi traduzida para o inglês, chinês e espanhol. O programa também já foi adaptado para o México e está em fase piloto na Argentina e Chile. O modelo do projeto social inspirou ainda o Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, a difundir programas de formação profissional de jovens na América Latina,  anunciados durante a Clinton Global Initiative Latin America, CGI. “Como parte de nosso compromisso com o projeto do BID NEO, temos tido o currículo de sucesso do Brasil com a Escola Social do Varejo, já adaptados para o mercado de trabalho de outros países da América Latina. Para essa internacionalização da ESV, nossa ONG parceira foi a International Youth Foundation”, comenta Daniela De Fiori, vice-presidente  do Walmart Brasil, durante a CGI.

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Conhecimento, sem fronteiras!

Com foco desde o início na troca de conhecimento e valorização das melhores práticas, a Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes, Aloic, vem aos poucos ampliando sua presença para outros mercados. Criada há quase dois anos a partir da união de empresas e entidades da Argentina, Colômbia, México e Brasil, ela agora também está na Europa e nos Estados Unidos, por meio de parcerias com Ifaes e Pace, respectivamente. O objetivo é formar uma grande rede de conhecimento e troca de experiências. “Queremos com essas parcerias estreitar o relacionamento com entidades de outros países, estendendo a oportunidade de compartilhar conhecimento e gerar sinergias com empresas locais”, comenta Vilnor Grube, diretor da ClienteSA.
Antiga ATA, American Teleservices Association, a americana Professional Association for Customer Engagement é uma organização sem fins lucrativos dedicada para o avanço de empresas que utilizam uma abordagem multicanal para envolver os clientes. Com membros em todo o mundo, a entidade é formada por contact centers, empresas de BPO e fornecedores de tecnologia. Já a espanhola International Faculty For Executives está no mercado desde 1996, tendo como principal atividade a formação de profissionais, com a realização de conferências, congressos, seminários, encontros e cursos. Há 15 anos, a empresa também vem trabalhando com projetos na área de contact center e relacionamento com o cliente, por meio de eventos, publicações e treinamentos.
Com as parcerias, a Aloic pretende aumentar a relação de trabalho para divulgar e promover atividades nos novos mercados, tornando-se aliados internacionais. Os benefícios das alianças também serão estendidos aos clientes e parceiros das entidades, com benefícios mútuos em eventos e atividades organizadas por elas. Além disso, o acordo inclui suporte de comunicação, colaboração no intercâmbio de informações e conteúdo e referência para oportunidades de negócios que possam surgir dentro dos diferentes mercados envolvidos – Argentina, Brasil, México, Colômbia e Espanha e EUA.
ALOIC
A Aloic é formada pela Grube Editorial – ClienteSA (Brasil), Clienting Group (Argentina), Associação Colombiana de Contact Center (Colômbia) e Instituto Mexicano de Telesserviços (México). Criada oficialmente em 2012, a associação, no entanto, é o resultado de um trabalho que já vem sendo feito nos últimos cinco anos pelos parceiros. A primeira reunião foi em San Antonio em 2008, durante a reunião anual da Associação Americana de Telesserviços. Sem fins lucrativos, a entidade foi instituída para consolidar o projeto idealizado pelos quatro parceiros regionais de integrar o mercado por meio do intercâmbio de conhecimento, além de incentivar e valorizar as melhores práticas do mercado. Para fortalecer esse processo, os parceiros promovem um intercâmbio de conhecimentos por meio de seus congressos anuais.
Outra ação da entidade é o Prêmio Latam, que terá sua terceira edição no ano que vem, em Buenos Aires. Realizado anualmente, ele reconhece as melhores práticas em relacionamento com cliente dos países que formam a Aloic. Os cases são avaliados por um Corpo de Jurados, formado por especialistas do setor dos quatro países. As empresas brasileiras pré-classificadas para participarem são as vencedoras do Prêmio CIC Brasil e as que recebem o troféu de Destaque do Ano no Prêmio Nacional de Teleserviços, da ABT.


E na sua opinião, qual o principal benefício que a Aloic traz ao setor? Deixe a sua opinião na enquete do portal Callcenter.inf.br.
Confira as matérias sobre as parcerias:

Parceria com associação americana irá ampliar intercâmbio de conhecimento
Associação latinoamericana firma acordo de colaboração com a espanhola Ifaes
Veja como foram as edições anteriores do Prêmio Latam:

1ª edição
Gás Natural Fenosa e Netshoes foram as grandes vencedoras brasileiras na premiação
2ª edição
Com sete empresas recebendo troféu, mercado brasileiro mostra sua força na primeira edição do Prêmio Latam
Acesse o site da Aloic e
saiba mais sobre sua atuação.

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