Consumidor consciente



O programa de educação financeira da MasterCard Worldwide, o Consumidor Consciente, conta agora com novos aplicativos que facilitam o controle das finanças pessoais e trazem informações ao cenário macroeconômico brasileiro. Todo o conteúdo, que será constantemente atualizado, já pode ser acessado no endereço eletrônico www.consumidorconsciente.org.

 

O programa conta, ainda, com uma plataforma desenvolvida pela MasterCard com informações sobre o uso responsável do dinheiro, inclusive o de plástico. Esse instrumento também permite que instituições financeiras ofereçam ferramentas educacionais do programa para os colaboradores, incentivando a gestão saudável das finanças pessoais.

 

O Consumidor Consciente se baseia em três pilares voltados aos públicos da MasterCard: jovens (alvos de produtos como o website, o blog e o podcast), mercado popular (finanças pessoais) e bancos (que recebem folhetos e outros materiais disponibilizados para multiplicar o alcance do programa). O portal também oferece temas relevantes como, por exemplo, compras on-line, orientações sobre como evitar dívidas, a importância de se poupar recursos, além de um glossário de termos financeiros que ajuda o consumidor a entender melhor contratos, financiamentos e parcelamentos.

 

“A MasterCard deseja contribuir com informações práticas e úteis, em especial nos momentos em que a população mais necessita. Todos podem acessar e conhecer as novas características do site Consumidor Consciente, como as colunas, os podcasts e o blog, entre outras ferramentas”, explica Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil. Dois especialistas em finanças pessoais, Conrado Navarro e Ricardo Pereira, que também possuem o blog Dinheirama, atualizam o conteúdo do programa e coordenam o blog Mister Finanças, que disponibiliza uma série de podcasts e artigos sobre o assunto.

 

Para atingir o mercado popular, o Consumidor Consciente também prevê a criação de um curso de finanças pessoais para iniciantes, que será administrado pelos especialistas Conrado Navarro e Ricardo Pereira. A ideia é disseminar conceitos básicos para criação e gestão de orçamento pessoal, além de informações sobre como funciona o sistema financeiro nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consumidor consciente


Quem jogava Banco Imobiliário ou Jogo da Vida agora pode relembrar a infância e se divertir aprendendo a ser um consumidor consciente na internet. O Jogo do Consumidor Consciente e a Planilha do Orçamento Consciente foram lançadas pelo Grupo VR, em parceria com o Instituto Akatu, e estão disponíveis no Portal VR para download, com acesso aberto e gratuito para todos os usuários da Internet.

O Jogo do Consumidor Consciente simula um mês na vida da pessoa, com situações cotidianas e contas a serem pagas. No início do jogo é possível customizar o visual do personagem, que vai disputar contra outros jogadores virtuais, comandados pelo computador. Os participantes recebem um valor determinado, como um salário. Uma tabela indica as despesas fixas, cada uma com três valores possíveis, relativos aos perfis de consumidor: pão-duro, consciente ou consumista. Para animar o jogo, as características de cada perfil são bem exageradas. Por exemplo, o “consumista” gasta desvairadamente, o “pão duro”, na maioria das vezes, acaba perdendo dinheiro por escolher sempre o “barato que sai caro”, e somente o “consciente” ganha pontos relativos à qualidade de vida.

Os participantes lançam um dado para determinar quantas casas andam no tabuleiro. Dependendo da casa em que caírem, retiram uma carta com situações cotidianas, com dicas e orientações. Em algumas casas, os jogadores lançam outro dado para definir qual o perfil de consumidor será assumido, o que corresponde a uma das opções de valor da conta a ser paga naquela rodada. O jogo termina quando um jogador pagar todas as despesas básicas e gerais, independente de quantas voltas forem dadas no tabuleiro. Toda a movimentação financeira é registrada em uma planilha. Ao final do jogo, é feito o fechamento das finanças de cada jogador ou equipe e são comparados os saldos dos participantes e os pontos relativos à qualidade de vida.

Além do jogo, o site oferece a Planilha de Orçamento Consciente, dividida por mês e que possui as áreas renda familiar, dívidas, investimentos e despesas. Estas últimas estão detalhadas a partir de grandes grupos: moradia, saúde, alimentação, transporte, educação, lazer, higiene, telefonia, vestuário, pequenas despesas e outras. O preenchimento dos campos é feito pelo usuário e o próprio sistema calcula o saldo mensal e o anual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima