Consumidor consciente
Quem jogava Banco Imobiliário ou Jogo da Vida agora pode relembrar a infância e se divertir aprendendo a ser um consumidor consciente na internet. O Jogo do Consumidor Consciente e a Planilha do Orçamento Consciente foram lançadas pelo Grupo VR, em parceria com o Instituto Akatu, e estão disponíveis no Portal VR para download, com acesso aberto e gratuito para todos os usuários da Internet.
O Jogo do Consumidor Consciente simula um mês na vida da pessoa, com situações cotidianas e contas a serem pagas. No início do jogo é possível customizar o visual do personagem, que vai disputar contra outros jogadores virtuais, comandados pelo computador. Os participantes recebem um valor determinado, como um salário. Uma tabela indica as despesas fixas, cada uma com três valores possíveis, relativos aos perfis de consumidor: pão-duro, consciente ou consumista. Para animar o jogo, as características de cada perfil são bem exageradas. Por exemplo, o “consumista” gasta desvairadamente, o “pão duro”, na maioria das vezes, acaba perdendo dinheiro por escolher sempre o “barato que sai caro”, e somente o “consciente” ganha pontos relativos à qualidade de vida.
Os participantes lançam um dado para determinar quantas casas andam no tabuleiro. Dependendo da casa em que caírem, retiram uma carta com situações cotidianas, com dicas e orientações. Em algumas casas, os jogadores lançam outro dado para definir qual o perfil de consumidor será assumido, o que corresponde a uma das opções de valor da conta a ser paga naquela rodada. O jogo termina quando um jogador pagar todas as despesas básicas e gerais, independente de quantas voltas forem dadas no tabuleiro. Toda a movimentação financeira é registrada em uma planilha. Ao final do jogo, é feito o fechamento das finanças de cada jogador ou equipe e são comparados os saldos dos participantes e os pontos relativos à qualidade de vida.
Além do jogo, o site oferece a Planilha de Orçamento Consciente, dividida por mês e que possui as áreas renda familiar, dívidas, investimentos e despesas. Estas últimas estão detalhadas a partir de grandes grupos: moradia, saúde, alimentação, transporte, educação, lazer, higiene, telefonia, vestuário, pequenas despesas e outras. O preenchimento dos campos é feito pelo usuário e o próprio sistema calcula o saldo mensal e o anual.