Consumidor consciente

0
14



O programa de educação financeira da MasterCard Worldwide, o Consumidor Consciente, conta agora com novos aplicativos que facilitam o controle das finanças pessoais e trazem informações ao cenário macroeconômico brasileiro. Todo o conteúdo, que será constantemente atualizado, já pode ser acessado no endereço eletrônico www.consumidorconsciente.org.

 

O programa conta, ainda, com uma plataforma desenvolvida pela MasterCard com informações sobre o uso responsável do dinheiro, inclusive o de plástico. Esse instrumento também permite que instituições financeiras ofereçam ferramentas educacionais do programa para os colaboradores, incentivando a gestão saudável das finanças pessoais.

 

O Consumidor Consciente se baseia em três pilares voltados aos públicos da MasterCard: jovens (alvos de produtos como o website, o blog e o podcast), mercado popular (finanças pessoais) e bancos (que recebem folhetos e outros materiais disponibilizados para multiplicar o alcance do programa). O portal também oferece temas relevantes como, por exemplo, compras on-line, orientações sobre como evitar dívidas, a importância de se poupar recursos, além de um glossário de termos financeiros que ajuda o consumidor a entender melhor contratos, financiamentos e parcelamentos.

 

“A MasterCard deseja contribuir com informações práticas e úteis, em especial nos momentos em que a população mais necessita. Todos podem acessar e conhecer as novas características do site Consumidor Consciente, como as colunas, os podcasts e o blog, entre outras ferramentas”, explica Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil. Dois especialistas em finanças pessoais, Conrado Navarro e Ricardo Pereira, que também possuem o blog Dinheirama, atualizam o conteúdo do programa e coordenam o blog Mister Finanças, que disponibiliza uma série de podcasts e artigos sobre o assunto.

 

Para atingir o mercado popular, o Consumidor Consciente também prevê a criação de um curso de finanças pessoais para iniciantes, que será administrado pelos especialistas Conrado Navarro e Ricardo Pereira. A ideia é disseminar conceitos básicos para criação e gestão de orçamento pessoal, além de informações sobre como funciona o sistema financeiro nacional.