A Gartner, Inc. e 1to1 Media anunciaram no congresso Gartner Customer 360 Summit, 2011 em Los Angeles (EUA), os cinco vencedores do prêmio “Customer Relationship Management Excellence Awards 2011” para a região das Américas. A Coop – Cooperativa de Consumo foi a ganhadora do prêmio Ouro na categoria Customer Analytics – melhores práticas em análise e uso de informações de clientes. Com sede em Santo André, no ABC Paulista, a Coop é 13ª no ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). A empresa foi a única brasileira a ser premiada. Os demais vencedores foram Cemex EUA, Golden State Warriors, International Speedway Corporation e Vivint.
Este prêmio visa reconhecer as organizações que adotam estratégias e implementam ações com foco nos clientes a fim de melhorar seu desempenho nos negócios. A seleção foi realizada por um grupo formado por analistas da Gartner, a equipe editorial do 1to1 Media, profissionais de negócios e acadêmicos.
A parceria entre Peppers & Rogers Group e a Coop teve início em 2005 e proporcionou, somente no ano passado, R$ 38 milhões de incremento no faturamento da cooperativa (2,5% do faturamento total), com execução de 149 campanhas segmentadas por valor e comportamento, gerando 2,34 milhões de interações. Em 2009, o incremento foi de R$ 21,5 milhões, com 69 campanhas orientadas pelo conhecimento da base de clientes, e 1,77 milhão de interações.
Segundo o presidente da Coop, Antonio José Monte, as iniciativas implantadas e batizadas de “Gestão de Cooperados” não se referem a um projeto, mas a um novo modelo de negócio, com uma nova filosofia de trabalho que passou a ser o DNA da cooperativa.
“Visando ampliar nossos fornecimentos e serviços, buscamos juntamente com Peppers & Rogers fidelizar nossos cooperados através do conhecimento de seus hábitos de consumo. Isso foi possível por meio de uma iniciativa estratégica dentro da atividade “gestão de cooperados”, numa tarefa plurigerencial, que envolveu todas as áreas da empresa. Após dois anos de trabalho continuado, com a participação de toda a equipe de gerentes e comandados, vimos esta iniciativa ser coroada de êxito, culminando com o prêmio Ouro do “Customer Relationship Management Excellence Awards 2011″. Trata-se de uma premiação internacional que muito nos honra – como única empresa nacional a recebê-la – e que nos leva a agradecer o trabalho conjunto do Peppers & Rogers e o esforço de todos aqueles, aqui na Coop, que se empenharam para que alcançássemos tão importante galardão”, finaliza Monte.