A Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e a E-Consulting® Corp., boutique de conhecimento, anunciam o índice de B2B on-line (B2Bol®), registrado no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2005. O índice, que representa a soma dos volumes de transações entre empresa e nos mercados eletrônicos, atingiu, no primeiro semestre de 2005, R$ 118,3 bilhões – valor 28,4% maior do que o movimentado no primeiro semestre do ano anterior, sendo que o B2B Companies, praticado via portais proprietários das empresas, alcançou R$ 88,7 bilhões, enquanto o B2B realizado nos E-Marketplaces independentes atingiu R$ 29,6 bilhões, no mesmo período.
Desde que começou a ser analisado, o índice de B2Bol® vem apresentando uma tendência de crescimento a cada trimestre avaliado. O crescimento do primeiro semestre de 2004 para o de 2005 foi de R$ 12,6 bilhões, superando as expectativas.
“As trocas de bens e serviços entre empresas por meio eletrônico vêm demonstrando um crescimento contínuo, com taxas influenciadas por fatores conjunturais – como a questão do petróleo ou a manutenção do aquecimento econômico, mesmo em meio a esta crise política. Por isso, tem se mantido em rota de crescimento sustentável, que prevemos continuar ao longo de 2005 e 2006 na ordem média de 36% ao ano, caso a blindagem da economia seja bem-sucedida”, analisa Daniel Domeneghetti, sócio da E-Consulting Corp. e VP de Estratégia da Camara-e.net.