Neste ano, o mercado de eletroeletrônicos brasileiro registrou faturamento 21% maior entre janeiro e julho do que em relação a igual período de 2013. Os desempenhos positivos que contribuíram para esse resultado foram as vendas de TVs, com crescimento de 45%; de smartphones, com aumento de 74%; e de tablets, que tiveram 48% de expansão. Esses dados foram divulgados ontem na 11ª Conferência Anual da GfK. O evento, realizado em São Paulo, teve como tema “A Importância do Entretenimento em Ano de Copa”.
O estudo da GfK mostrou também que, nos sete primeiros meses do ano, cresceu a participação do canal generalista (supermercados, hipermercados, lojas de departamento e e-commerces sem lojas físicas) no total das vendas de eletroeletrônicos. A fatia dessas grandes redes aumentou 5 pontos percentuais, saltando de 27%, em igual período de 2013, para 32%, este ano. As vendas no canal generalista cresceram 43%, enquanto o desempenho das lojas especializadas subiu 13%.
O setor de eletroeletrônicos também é destaque nas vendas on-line. “A participação nas vendas via internet no Brasil está em patamares equivalentes aos de países da Europa. Em 2013, as vendas on-line no país representaram 21% do total, enquanto na Alemanha o resultado ficou em 24% e no Reino Unido em 26%. De janeiro a julho deste ano, o canal internet já subiu mais dois pontos, atingindo 23% de participação no mercado de eletroeletrônicos”, afirma André Castanheira Silva, gerente de atendimento ao varejo. Os produtos de tecnologia são alguns dos mais adquiridos via e-commerce no Brasil: o canal é responsável por 38% das vendas de foto, 32% de produtos de informática, 23% de telefonia e 22% de TVs.
O estudo mostra ainda que o consumidor brasileiro é menos fiel a varejistas (77%) quando comparado, por exemplo, a holandeses (54%) e norte-americanos (57%). A compra on-line contribui para acentuar essa postura: no momento de comprar pela internet, o consumidor valoriza mais o melhor preço do que outros atributos. “Entre outros fatores, os consumidores apontam a experiência prévia como fator importante ao comprar pela web. A experiência anterior com a marca é citada por 78%, com o produto (70%) e com o varejista (68%),” destaca Silva. Além de o desempenho do varejo on-line apresentar evolução desde 2008, nota-se uma tendência de aumento nas compras por meio de dispositivos móveis, que já são responsáveis por cerca de 5% dessas vendas.
Em unidades, pesquisa da GfK prevê que devem ser vendidos em 2014 cerca de 2 bilhões de produtos com mobilidade, sendo que 1,2 bilhão deve ser smartphone. Já nos primeiros sete meses do ano, os smartphones ampliaram sua participação no faturamento entre os produtos de telefonia – saltaram de 70,8% em igual período do ano passado para 90,1% este ano. Esse crescimento também pôde ser constatado entre as TVs de tela fina, que passaram de 77% de participação no faturamento do setor de janeiro a julho de 2013 para 83,2% em igual período deste ano.
Esses resultados positivos brasileiros contribuíram para elevar a participação da América do Sul no mercado mundial de eletroeletrônicos, subindo de 7% em 2013 para 8% este ano, segundo previsões da GfK. A América do Sul deve fechar o ano com vendas de eletroeletrônicos 8% maiores do que no ano passado.