Ter atenção ao cliente, ao que ele deseja e se preocupar com as suas necessidades vem se tornando uma tarefa vital para as empresas e a sua imagem corporativa. Da mesma forma, é um desafio para os dias de hoje, pois, com a internet, as pessoas estão mais bem informadas e se tornaram clientes com maior poder nas mãos, já que a propagação de sua opinião, seja boa ou ruim, atinge proporções extensas. Por outro lado, o meio virtual traz aos negócios um ambiente de maior possibilidade à inovação e interatividade, resultando em mais chances de se ter sucesso. Ou melhor, o único meio para o sucesso, já que no futuro quem não estiver conectado perderá espaço. “As empresas precisam investir nesse meio. Camarão que dorme na praia, a onda leva”, diz David Portes, empresário e palestrante.
Na visão do executivo, da mesma forma que o cliente possui maior acesso às informações, também possuem as mesmas chances as organizações. O resultado é um trabalho mútuo em busca da melhor qualidade de atendimento e relacionamento. “O consumidor e as marcas estão mais conscientes sobre preços, qualidade no atendimento e também sobre o consumo sustentável.” Enquanto os clientes têm um aumento no poder de compra e escolha, as marcas têm a chance de conhecer o que desejam esses consumidores e procurar, justamente, atender essas necessidades. “As empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade, aperfeiçoando os setores de vendas e pós-vendas. Principalmente na comunicação com o cliente, agora mais conectado do que antes”, complementa.
Por outro lado, quanto mais uma empresa procura satisfazer e lidar com o seu público, mais opções ela tende a oferecer e, consequentemente, o mercado se encontra saturado de alternativas. Assim, é também um desafio, procurar investir nas ferramentas de interação corretas, para que seja possível atingir a satisfação do cliente, mantenha um diálogo com ele antes da concorrência. “Outro grande desafio será resolver o congestionamento ao cliente, o SAC. Hoje, o tempo de espera para atender o consumidor é muito alto”, expõe Portes. Aliás, este é um dos problemas ainda enfrentados no mercado. O atendimento é um ponto que vem passando por uma fase crítica e que não deve ser deixado de receber investimentos. “Atender o cliente com excelência é primordial e faz toda diferença”. E apesar de já haver avanços nesse sentido, Portes acredita que há muito a melhorar ainda. “As empresas têm criado novos canais de relacionamento com o consumidor, entendendo que a marca precisa estar onde o cliente está. Pronta para ouvir e interagir como eles.”
Justamente pela consciência da importância e do poder que o consumidor possui para elas, que Portes vê como essencial celebrar o Dia do Cliente. “É um marco importante na defesa dos direitos dos consumidores e serve para lembrar que sem eles as empresas não existiriam.”