O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Dados operacionais, informações estratégicas



O Programa de Transporte Urbano de São Bernardo do Campo (PTU/SBC) nasceu da necessidade de criar novas opções de acesso para mais de 700 mil habitantes do município, após a prefeitura detectar alguns problemas na mobilidade diária da cidade, como engarrafamentos e  superlotação de passageiros nos ônibus. Para materializar os indicadores gerados no projeto, a prefeitura da cidade contará com equipamentos, dispositivos, softwares e outras tecnologias que possibilitam uma visão das diversas áreas que envolvem o programa. Uma das ferramentas apoiadoras na iniciativa será o Targit BI Suite.

 

Desenvolvida pela Targit, companhia dinamarquesa de BI, a aplicação permite que o órgão público tenha informações em tempo real. “Entres os principais benefícios que a tecnologia da Targit nos mostrou, podemos destacar a agilidade e a facilidade no uso dentro da nossa operação. Agora, não trabalhamos baseados no ´felling´, mas sim em cima de dados reais, coletados pela ferramenta”, contextualiza Maurício Thesin, diretor operacional na Empresa de Transportes Urbanos de São Bernardo do Campo.

 

Na prática, o Targit BI Suite auxiliará num dos principais eixos que norteia o projeto: a priorização nas melhorias dos transportes coletivos. A ferramenta identificará, por meio de dados coletados no sistema de bilhetagem, quais os ajustes necessários para melhorar as condições e o tempo de viagem nas 58 linhas municipais, que operam com 385 ônibus.

 

“No momento em que o usuário passa o cartão magnético na leitora da catraca eletrônica, são levantados relatórios na nossa central, como a informação do horário de partida até o tempo de viagem do passageiro. A partir destes dados, estudamos a melhor alternativa para reduzir o tempo de viagem do usuário”, frisa Thesin, que no antigo cenário fazia o levantamento das problemáticas do transporte em até um mês e hoje o seu banco de dados processa relatórios no prazo máximo de uma semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima