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Desconfiança no compartilhamento de informações

As preocupações dos consumidores de que as empresas estão abusando da confiança pública, na forma como elas reúnem e usam dados de localização, significa que é necessário repensar essas ações. Esta foi uma das conclusões de um estudo realizado pela Here Technologies. A pesquisa reuniu os pontos de vista de mais de 8 mil pessoas de oito países e incluiu entrevistas com especialistas internacionais em privacidade.
Hoje, apenas 20% das pessoas sentem ter controle total sobre seus dados de localização pessoal, com 44% compartilhando dados de localização com aplicativos e prestadores de serviços sem querer, apesar de tentar restringir o acesso. De acordo com o estudo, cerca de 76% das pessoas ficam estressadas ou vulneráveis ao compartilhar seus dados de localização. Controles insuficientes para o gerenciamento de dados pessoais, juntamente com a falta de transparência por parte dos coletores de dados, são os principais motivos pelos quais os entrevistados sentem que há abuso de confiança.
O estudo revelou ainda que uma maior transparência e controle sobre como os dados de localização são coletados e utilizados pode aumentar a confiança dos consumidores e torná-los mais dispostos a compartilhar. Cerca de 70% disseram que iriam conceder acesso a um coletor de dados se soubessem porque seus dados eram necessários, para o que eram usados e como eles eram protegidos, armazenados ou sistematicamente excluídos. Um número similar disse que eles também permitiriam o acesso se pudessem mudar as configurações com mais facilidade, retirar o acesso e excluir seu histórico.
Consequentemente, a maioria das pessoas está aberta à utilização de novas tecnologias para ajudar no gerenciamento de dados, mostrou o estudo. Cerca de 63% disseram que usariam um “serviço de privacidade”, que gerenciaria suas configurações de privacidade com base em suas preferências em qualquer dispositivo que eles usassem. Enquanto isso, 51% disseram que confiariam suas necessidades privadas de gerenciamento de dados a um robô de Inteligência Artificial.
“As pessoas compartilham dados de localização com provedores de aplicativos por causa de muitos benefícios, seja entrega de comida, recebendo um passeio ou aproveitando ao máximo as mídias sociais. Mas, para muitos, pode ser um comércio com o qual eles estão desconfortáveis. Embora a falta de confiança seja problemática hoje, acreditamos que poderão surgir maiores desafios se as práticas de privacidade continuarem a ser dominadas por uma abordagem de clique para consentimento”, comenta Peter Kürpick, Chief Platform Officer da HERE Technologies. “Acreditamos que a resposta é equipar as pessoas com configurações amigáveis e transparentes que lhes permitam conceder e retirar os direitos de acesso, bem como gerenciar suas preferências de privacidade, ajudando-as a manter um melhor controle sobre o que estão compartilhando em sua vida digital.”

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