Ainda sujeita à aprovação pelo CADE, iniciativa prevê a aquisição de 49,99% da FortBrasil, podendo chegar a 100% no futuro
A DM, empresa especializada em concessão de crédito e private label – gestão de cartões de loja -, anunciou a celebração de contrato para aquisição da FortBrasil, um dos principais players desse mercado. Inicialmente, a aquisição deve ser de 49,99% da empresa, devendo atingir 100%, futuramente, mediante o exercício da opção e aprovação do Bacen. A proposta ainda está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Com a aquisição proposta, a DM e a FortBrasil atingem 9 milhões de cartões emitidos com uma carteira de mais de R$ 2 bilhões e um valor superior a R$ 8 bilhões em vendas em 2022. Denis Correia, CEO da DM, considera a compra vantajosa para ambas as empresas, considerando que têm propósitos similares quanto à democratização do acesso a serviços financeiros no Brasil. “Vamos unir a expertise da FortBrasil em sua atuação no Nordeste, varejo de vestuário e utilidades domésticas, além da gestão de cartões bandeirados, com a nossa liderança em supermercados, infraestrutura de captação, tecnologia e variedade de produtos financeiros”.
Enquanto para Juliana Freitas, CEO da FortBrasil, o objetivo é unir forças com a DM para continuar levando crédito de forma simples e segura para quem mais precisa. “São 18 anos de uma jornada independente na Fortbrasil, que agora encontra um parceiro com o mesmo propósito e que vai levar nosso sonho ainda mais longe”.
Diversificação de produtos
Sediada em São José dos Campos (SP), a DM está há 20 anos gerindo cartões de varejistas, com especial destaque em redes de supermercados e farmácias. Nos últimos anos, diversificou seus produtos de crédito por meio da tecnologia, como o app com conta digital, microcrédito e cartões híbridos que contam tanto com a marca do varejista, quanto com a bandeira Mastercard. O volume de negócios passou a crescer de forma mais acelerada com a injeção de R$ 100 milhões de capital trazido pela Vinci Partners, no início do ano passado.
Atualmente a companhia conta com cerca de 350 redes parceiras, e fechou 2022 com uma receita líquida de R$ 1 bilhão. Por sua vez, a FortBrasil está sediada em Fortaleza (CE), destacando-se também pela gestão de cartões private label, com mais de 400 parceiros e encerrou o último ano com receita de R$ 500 milhões. “Duas das maiores empresas na gestão de cartões unirão forças para levar produtos acessíveis para a população. Esse tipo de sinergia é possível graças a alguns valores que as empresas têm em comum, como transparência, inovação, e relação humanizada com colaboradores e clientes”, concluiu Denis.