Pesquisa de intenção de compra na internet para a época do Natal mostra otimismo por parte dos internautas. A projeção, apurada em estudo realizado pelo Programa de Administração em Varejo (PROVAR-FIA), sob coordenação de João Paulo Lara de Siqueira, estima um aumento aproximado de 1,5% das compras durante o último trimestre do ano, em relação ao período agosto-outubro. Esses dados compreendem a expectativa de consumo de aproximadamente 95% dos internautas. Em contrapartida, a prospecção feita para lojas reais, para o mesmo período, indica que 55,4% dos consumidores da capital paulista não pretendem adquirir nenhum produto durável ou semidurável, sendo que no trimestre anterior o índice era de 40%.
O segmento composto por livros, CDs e DVDs ainda é o mais procurado pelos e-consumidores, mesmo tendo sofrido queda em relação ao trimestre passado. Segundo a pesquisa, 80% dos internautas manifestaram intenção de adquirir esses produtos, o que representa uma queda de 2,4% em relação aos três últimos meses.
Os eletroeletrônicos estão em segundo lugar no ranking de intenção de consumo. O estudo indica que 41% dos entrevistados pretendem comprá-los nos próximos meses. Houve um aumento na expectativa de aquisição dos itens que compõe esse mix. No último levantamento, 28,6% dos respondentes manifestaram o desejo de adquirir produtos dessa linha.
As duas lojas virtuais mais citadas na pesquisa foram a Submarino e a Americanas. O endereço eletrônico mais mencionado para a compra de automóveis foi o Corsale, com 33% das respostas, seguido pelo site da Webmotors, com 25%. O coordenador do estudo ressalta, porém, que o fato de ser um levantamento sobre intenção de consumo, muitos fatores podem contribuir ou não para a realização dessas expectativas, inclusive oscilações macroeconômicas e variações da oferta no trimestre estudado. Entretanto, para ele, mesmo sob essas influências, é importante que os varejistas conheçam antecipadamente o comportamento de seus consumidores. E, diante dessas informações, possam implementar novas estratégias ou tomar decisões mais acertadas para os negócios.
As informações foram obtidas de pessoas que compram por internet, não sendo, portanto, uma investigação simplesmente entre internautas. O PROVAR analisa as expectativas de consumo na cidade de São Paulo desde outubro de 1999. A cada intervalo de três meses, é feito um estudo com os consumidores adultos da capital. Em agosto de 2002, o Programa estabeleceu parceria com a e-bit, empresa especializada em pesquisa de mercado pela internet. A primeira participação dos internautas nas pesquisas aconteceu no trimestre agosto-outubro de 2002.