e-Licitações registra alta em compras públicas


O setor público brasileiro movimentou no primeiro trimestre do ano R$ 419 milhões em compras públicas realizadas integralmente via Internet, segundo apuração do projeto e-Licitações, índice mensal desenvolvido por FF Pesquisa & Consultoria/e-stratégia pública e divulgado em parceria com a Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico).

As transações cresceram 84% se comparado ao mesmo período 2005, cuja movimentação foi de R$ 228 milhões. No entanto, o percentual em relação ao valor total comprado neste período ficou em 2,9%, representando uma queda em relação ao verificado nos últimos meses do ano anterior que teve média de 4% no último trimestre de 2005.

Quando analisamos o índice e-Licitações mês a mês, fica claro que a baixa no percentual se deve, fundamentalmente, a queda na utilização do pregão eletrônico em janeiro e fevereiro, tendo em março retornado ao valor médio de 4%. A explicação para isto, segundo o diretor de Tecnologia da Consultoria, Galileu Vieira, é que as compras de commodities sofrem os maiores impactos da sazonalidade de início de ano. “Esta é uma flutuação que em nada modifica a tendência de aumento das compras eletrônicas verificada nos últimos meses de 2005”, completa.

No primeiro trimestre a participação dos Estados, em termos do valor negociado via compras eletrônicas, aumentou para 26%, enquanto em 2005 ela não passou de 17%. Isto provavelmente se deve à falta de aprovação do orçamento federal por parte do congresso, que aconteceu somente em abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima