e-Licitações registra alta em compras públicas

0
1


O setor público brasileiro movimentou no primeiro trimestre do ano R$ 419 milhões em compras públicas realizadas integralmente via Internet, segundo apuração do projeto e-Licitações, índice mensal desenvolvido por FF Pesquisa & Consultoria/e-stratégia pública e divulgado em parceria com a Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico).

As transações cresceram 84% se comparado ao mesmo período 2005, cuja movimentação foi de R$ 228 milhões. No entanto, o percentual em relação ao valor total comprado neste período ficou em 2,9%, representando uma queda em relação ao verificado nos últimos meses do ano anterior que teve média de 4% no último trimestre de 2005.

Quando analisamos o índice e-Licitações mês a mês, fica claro que a baixa no percentual se deve, fundamentalmente, a queda na utilização do pregão eletrônico em janeiro e fevereiro, tendo em março retornado ao valor médio de 4%. A explicação para isto, segundo o diretor de Tecnologia da Consultoria, Galileu Vieira, é que as compras de commodities sofrem os maiores impactos da sazonalidade de início de ano. “Esta é uma flutuação que em nada modifica a tendência de aumento das compras eletrônicas verificada nos últimos meses de 2005”, completa.

No primeiro trimestre a participação dos Estados, em termos do valor negociado via compras eletrônicas, aumentou para 26%, enquanto em 2005 ela não passou de 17%. Isto provavelmente se deve à falta de aprovação do orçamento federal por parte do congresso, que aconteceu somente em abril.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRaposo da Nextel
Próximo artigoALE Combustíveis reduz custos de telecom