Com o objetivo de aumentar a eficiência e eficácia da comunicação on-line com os assinantes cadastrados, a Editora Pini escolheu a plataforma Virtual Target, sistema de envio e gestão de e-mail marketing com foco em relacionamento e performance. A empresa pretende segmentar e analisar o perfil comportamental das pessoas que acessam o site www.piniweb.com.br e as newsletters das revistas.
Atualmente, são enviados um milhão de e-mails por mês para a base de clientes, que é formada por cerca 100 mil usuários. São desenvolvidas newsletters específicas para os públicos do site da editora e das revistas Construção Mercado, Téchne, AU e Equipe de Obra. Além disso, as campanhas também contemplam o envio dos boletins informativos sobre produtos e serviços de construção e promoções de assinaturas, livros e softwares. Os emails são segmentados para construtores, engenheiros civis e arquitetos.
A plataforma adotada oferece relatórios que mostram os acessos e quais os assuntos mais interessantes para os públicos. Assim, a editora tem conhecimento dos temas que mais chamam a atenção, permitindo alinhar a estratégia de comunicação de forma customizada. “Escolhemos a plataforma porque, comparada com outras funcionalidades disponíveis em diferentes ambientes da própria editora e de terceiros, testamos algumas aplicações e a Virtual Target se sobressaiu diante das demais. Com esta opção, nossa expectativa é otimizar e ampliar os conteúdos e serviços dos sites destinados ao público profissional do setor de construção”, explica José Roberto Pini, diretor de circulação da Pini.