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Em prol do crescimento

Com o uso do Modelo de Excelência de Gestão, as empresas fazem investimento acima da média do mercado e evolução financeira superior às empresas do setor, de acordo com os principais resultados de um estudo, realizado pela Serasa Experian, a pedido da Fundação Nacional da Qualidade, FNQ. Segundo a pesquisa, as organizações avaliadas que utilizam o Modelo de Excelência da Gestão, MEG, disseminado pela FNQ, apresentam evolução em seu faturamento, com aumento do lucro e realização de mais investimentos. 
 
A pesquisa foi realizada a partir dos demonstrativos financeiros de 245 organizações que utilizam o MEG, comparando-as com a média dos resultados econômico-financeiros das empresas dos mesmos setores de atuação. O estudo acompanhou a evolução dessas organizações entre os anos de 2000 e 2012.
 
Em relação à evolução no faturamento, as empresas usuárias do Modelo tiveram um avanço de 114,3%, enquanto as outras companhias do mesmo setor cresceram 96,8%. 
Outro indicador positivo revelado pelas empresas que adotam o MEG diz respeito ao quesito investimento: a pesquisa mostra que as organizações do setor de serviço investem 14,1% do seu faturamento. As empresas do mesmo setor aplicam 11,9%. No setor de indústria, a média de investimento é de 12,4% para as empresas que adotam e 7,4% das empresas que não adotam o Modelo.
 
Já o porcentual da Margem Ebtida (lucro da empresa, desconsiderando juros, impostos, depreciação e amortização) sobre o faturamento líquido das indústrias usuárias do MEG foi de 23% enquanto que o das outras do mesmo setor foi de 12,5%. Do setor de serviço, as organizações que adotam o Modelo tiveram retorno de 19,7% no seu faturamento. As empresas do setor, um pouco menos, 17,1%. 
 
O MEG é um instrumento referencial para a melhoria de práticas e o alcance do sucesso do negócio. De acordo com o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, os resultados positivos do ponto de vista econômico-financeiro, revelados pela pesquisa, comprovam a eficiência da utilização de um Modelo de Gestão adaptado ao cenário brasileiro. “Diante do atual cenário de instabilidade e imprevisibilidade econômica, a implantação do MEG é vista como grande contribuinte para que as empresas estejam atentas às tendências mundiais e preparadas para responder às transformações globais, como o crescimento demográfico, o surgimento de mercados emergentes e as novas tecnologias. Somente assim, torna-se possível competir em um mercado local e globalizado”, afirma.

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Em prol do crescimento

A Ingresse recebe, entre os dias 06 e 13 de janeiro, seis estudantes de MBA da Harvard Business School, pós-graduação em Negócios da renomada Universidade Harvard, nos Estados Unidos. A companhia, que desenvolve tecnologia aplicada a eventos, foi escolhida pela instituição para fazer parte do programa Field, que anualmente leva centenas de alunos a países da economia mundial para aprenderem o funcionamento de empresas no exterior e desenvolverem seus conhecimentos. “Estamos muito animados com a vinda desses estudantes e acreditamos que será um aprendizado de mão dupla”, afirma Gabriel Benarrós, sócio-fundador da Ingresse. 
Os alunos, todos no primeiro ano do curso de MBA, começaram a trabalhar no projeto em parceria com a empresa desde outubro de 2013. O foco é descobrir estratégias para aumentar as vendas de ingressos on-line. “O grupo fez uma investigação do mercado de eventos no Brasil e, com dados que a Ingresse forneceu, vai conduzir pesquisas de campo, visitar clientes da empresa, assistir aos eventos e recomendar novas estratégias para ampliar a quantidade de ingressos vendidos pela internet”, conta Benarrós.

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