Empresas substituem o 0800 por serviço pago

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Cresce o número de empresas que vêm substituindo seus serviços de atendimento gratuitos (0800) por serviços pagos (0300), transferindo ao consumidor o custo da ligação destinada a encaminhar uma reclamação ou mesmo para oferecer alguma sugestão à empresa. Entre as companhias que já realizaram essa mudança estão os portais Submarino.com e Americanas.com, DirecTV, Sky, TAM, Vasp, Unimed, Viação Itapemirim e Viação 1001.

Segundo o Procon de São Paulo, a substituição do 0800 pelo 0300 fere o Código de Defesa do Consumidor, sendo que o atendimento gratuito é parte do marketing para fidelizar clientes de diversas organizações.
A diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marilena Lazzarini, acredita que as empresas irão perder clientes com essa decisão, pois “o consumidor que tiver um problema, e descobrir que tem que pagar para reclamar, provavelmente não vai querer mais ter nenhuma relação com aquela empresa”.

O portal do Idec (www.idec.org.br) fez uma pesquisa sobre o assunto, na semana de 17 a 21 de junho, junto aos internautas, propondo-lhes a seguinte questão: “Algumas empresas estão substituindo o 0800, gratuito, pelo 0300, pago, no atendimento ao cliente. Você boicotaria os serviços de uma empresa que age assim?” Em resposta, 4% manifestaram “Não” e 96% manifestaram “Sim”.

Fonte: Idec

Participe da enquete e dê sua opinião sobre o motivo que está levando as empresas a substitírem o 0800 pelo 0300, acessando a seção pesquisa on-line do site www.callcenter.inf.