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Engajamento para elas

Algumas pesquisas já mostraram que é crescente o número de mulheres que aderem às compras virtuais via dispositivos móveis e que esse público já representa uma fatia relevante desse mercado. De acordo com o Relatório Webshoppers 2015, realizado pelo E-bit, mais da metade (57%) dos consumidores de m-commerce no Brasil são mulheres, em sua maioria (39%) com idade entre os 35 e 49 anos. Além disso, segundo os dados, as categorias que mais vendem no m-commerce têm relação com o público feminino: cosméticos, perfumaria e saúde (17,4%), moda (15%) e eletrodomésticos (11,1%).  
Um estudo da Forrester Research, divulgado em outubro de 2014, indica que os produtos mais comprados pelas mulheres via sites móveis são: livros (33%), itens de moda (32%), sapatos (30%) cosméticos (26%) e computadores (26%). César Bonadio, CEO da Viewit Mobile, empresa especializada na migração de sites desktop para sites móveis, dá algumas dicas para tornar o mobile site atraente para as consumidoras:
  
– Ofereça produtos relacionados: é interessante pensar na compra com um todo e não somente de um produto específico. Consumidoras tendem a considerar a compra de produtos relacionados ao primeiro item, desde que sejam apresentados da forma correta e com os benefícios que indicam a qualidade. “No caso das categorias Cosméticos/Perfumaria e Moda, por exemplo, é possível sugerir looks ou produtos de beleza que tenham relação com o primeiro item adquirido. Em outras categorias pode ser mais desafiador estabelecer relação entre diferentes produtos, mas vale a pena considerar, pois isso cria empatia com o site e estimula a cliente a comprar mais”, afirma ele.
– Aposte na recomendação: mulheres costumam valorizar bastante a opinião das amigas e conhecidas que já usaram um determinado produto. Pesquisa da MineWhat, divulgada no final de 2014, indicou que, para as mulheres, exibir avaliações de clientes é algo essencial para um e-commerce. Por isso, é recomendável dar destaque aos depoimentos ou opiniões de consumidores anteriores. Relatos ou notas positivas sobre um creme para o rosto, um produto para os cabelos ou um eletroeletrônico, por exemplo, têm grandes chances de ajudar a potencializar as vendas.
– Invista em conteúdo segmentado: criar um canal com conteúdo voltado para o público feminino também pode ter bom retorno. “Uma alternativa seria um blog com temas que despertam o interesse dessa audiência, sempre fazendo conexão com produtos vendidos no m-commerce. Conteúdo relevante ajuda a engajar as consumidoras, que passam a ser simpatizantes da marca ou empresa, deixando de utilizar o site exclusivamente para compras”, comenta Bonadio. Outra opção é a criação de fóruns temáticos, em que as consumidoras possam interagir e registrar impressões sobre produtos. 

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