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Miriã Plens, Co-Founder do Grupo IRRAH

Estratégias que fizeram marcas como Nike, Beautiful e Apple terem sucesso

Pensar fora da caixa é definitivo e vai determinar a relevância e a longevidade das marcas no mercado

Autora Miriã Plens

Hoje, ao escolher um produto, consideramos não apenas a utilidade ou a estética agradável, mas também valores ligados à marca. E, mesmo uma marca renomada não consegue manter o cliente se suas mensagens, habilmente elaboradas pelo time de marketing e estrategistas, não se conectarem com questões importantes para a comunidade. Além disso, o processo de compra passa pela experiência de “degustá-la”. Ambientes agradáveis, interação entre mundos on e off e disrupção no momento da experimentação ajudam – e muito – no poder de decisão.

A recente NRF, evento de varejo considerado o maior do mundo e realizado na cidade de Nova Iorque, mostrou mais uma vez que pensar fora da caixa é definitivo. É isso que vai determinar a relevância e a longevidade das marcas no mercado, bem como fazer submergir quem deixou a lição de casa incompleta. Os norte-americanos, durante o evento, adiantaram tendências para este e para os próximos anos. Em cima disso, vou citar estratégias de negócio que já são bem-sucedidas lá fora e têm potencial de funcionar também aqui, com garantia de sucesso!

Entenda o cliente

Entender as preferências e as necessidades do cliente é primordial para atendê-lo de forma satisfatória, e mais: criar novos produtos e novas formas de atendimento. No centro desse processo está a tecnologia, empregada para pesquisas com o consumidor e uma análise assertiva com ajuda de Inteligência Artificial, o que está cada vez mais disponível para auxiliar empreendedores em todo o mundo.

Foi o que a Uniqlo fez. Trata-se de uma empresa especializada em roupas casuais e voltada ao universo masculino. Saindo do universo virtual, a marca inovou ao oferecer lojas físicas sem atendentes ou locais para provas de roupas. Até o pagamento é realizado por meio de autoatendimentos digitais, eliminando a tradicional pergunta, “precisa de ajuda?”.

A empresa soube olhar para seus clientes, reconhecendo que algumas gerações não gostam de receber ajuda durante a compra e querem gastar o mínimo de tempo possível em compras. Todas as roupas seguem uma paleta de cores clássicas e básicas e os métodos de pagamento são todos automatizados. Atualmente, a Uniqlo é a terceira maior rede de fast-fashion do mundo, ficando atrás apenas das gigantes Zara e H&M.

Faça collabs de sucesso

As parcerias entre marcas e artistas são importantes por diversas razões. Em primeiro lugar, elas auxiliam as marcas a se destacarem no mercado, gerando produtos exclusivos que capturam a atenção dos consumidores. Além disso, as colaborações com artistas possibilitam que as marcas estabeleçam conexões com novos públicos, demonstrando seu apoio à arte e à cultura.

No Brasil, essa prática já é bastante comum. A Havaianas, por exemplo, gosta de associar o estilo descontraído e confortável das sandálias de borracha a figuras da arte e do esporte com a mesma ‘vibe’. Para os artistas, isso é muito legal também, já que as colaborações com marcas oferecem uma oportunidade de ampliar sua visibilidade e alcance, além de permitir que expressem sua criatividade em diferentes contextos. Isso se torna uma forma de arte acessível a um público mais amplo. Essas colaborações não são uma novidade, pois em 1984, Michael Jackson encantava uma geração segurando uma lata de Pepsi.

Mostre o seu propósito

Traduzir seus sentimentos em um empreendimento bem-sucedido pode ser a missão mais delicada para um empreendedor. É preciso buscar nas raízes o que, além de simplesmente vender, o motiva. É essa motivação, a que chamamos de propósito, que gera uma conexão da marca com os consumidores e mostrá-la tem sido motivo de sucesso nos negócios.

Foi o que fez com excelência a atriz do aclamado filme “E.T. O Extraterrestre”, Drew Barrymore. Como empreendedora, ela lançou no mercado uma poltrona que trazia como mensagem muito mais que apenas conforto. Por ser um pouco maior que as convencionais, o móvel era perfeito para famílias como a dela, que, por vezes, abrigava também marido e filhos, todos “amontoando-se”, o que tornava aquele momento marcante e inesquecível.

Drew descobriu a fórmula para apresentar algo inovador e se destacar no segmento. Assim, ela criou a loja Beautiful, combinando simplicidade na narrativa da marca com uma conexão sólida com seus consumidores. Agora, novos produtos como eletrodomésticos estão sendo incorporados ao portfólio da empresa, todos com o propósito de “unir a família em momentos simples e marcantes”.

Crie experiências para o seu cliente

Criar experiências aproxima o consumidor da marca, tornando-o familiarizado com o produto. Além disso, são capazes de construir uma imagem pra lá de positiva, associando-a a adjetivos que queira enfatizar no cliente, como o de inovadora. Vamos aos exemplos práticos da Apple e da Nike, que oferecem valiosos ensinamentos.

Você teria a audácia de abrir uma loja sem paredes em um local público e improvável? Foi o que a Apple fez. A marca, percebendo que 125 mil pessoas passavam diariamente pela Estação Central de Nova Iorque, decidiu expor seus produtos lá, para que fossem experimentados, e assim estreitar o relacionamento com o seu público por meio das experiências.

A Nike também adotou uma ideia semelhante, instalando uma quadra de basquete em uma de suas lojas para que as pessoas experimentassem seus produtos, sentissem o conforto e a qualidade dos tênis x ou y ao acertar uma cesta. Isso de uma maneira descontraída e disruptiva.

Faça acontecer!

Todo negócio de sucesso busca escalabilidade e sustentabilidade. Tenha muito claro quais são seus pilares, base que funciona como guia para enfrentar desafios e tomar decisões difíceis. Acredite. Invista. Aposte. Ouse. Coloque-se no lugar do seu cliente. A magia acontece naturalmente. Parafraseando Tara Gentile, assino embaixo: “As pessoas não compram porque o que você faz é incrível. Elas compram porque isso as faz se sentirem incríveis”.

Miriã Plens é Co-Founder do Grupo IRRAH.

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