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Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX

Estudo traça o perfil dos consumidores negativados

Levantamento também aponta que, para 43% desses consumidores, o principal impacto em estar com o “nome sujo” é não ter acesso a cartões de crédito

Mais de 56% dos consumidores com seus nomes negativados nos serviços de proteção ao crédito utilizam compras à vista – PIX, débito, boleto ou dinheiro – como principal forma de pagamento, sendo que, para 43% deles, não possuir mais acesso a cartões de crédito é o principal impacto no uso de serviços financeiros. E apontam Itaú e Bradesco como as principais fontes da negativação no crédito. Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela  SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS, visando entender o perfil dos consumidores negativados e revelar os principais hábitos de consumo desse grupo.

Além de Itaú e Bradesco, os mais citados, com 10% e 8,6%, respectivamente, quando questionados sobre com quais empresas os consumidores tiveram a dívida que resultou na negativação, Banco do Brasil, Santander, Banco Pan e Caixa completam as menções às instituições financeiras no ranking. Além disso, empresas como Claro, Vivo, Casas Bahia e Marisa também foram citadas. E apesar das dificuldades encontradas, 83,8% dos consumidores negativados afirmam que voltariam a comprar os produtos ou utilizar serviços da empresa que os negativou.

Hábitos de consumo

Outro ponto revelado na pesquisa mostra que 48,5% deles realizam principalmente compras on-line, utilizando métodos de pagamentos à vista (pix, boleto, dinheiro, etc), e somente 7,4% utilizam crediário de lojas físicas. A opção de crediário, porém, parece ser importante para esse grupo, uma vez que 61,1% dos consumidores com “nome sujo”, consideram a possibilidade de abrir crediários em lojas um fator decisivo na hora de comprar algum produto.

De acordo com o estudo, 69% dos negativados afirmam ter algum tipo de dificuldade para realizar compras ou utilizar serviços. Sendo que 65% vão além, afirmando que reduziram a frequência e/ou o valor de suas compras, enquanto 72,1% já deixaram de realizar uma compra ou utilizar um serviço por estar com o nome comprometido.

Perfil do consumidor

Na sondagem, 60% alegaram ter o “nome sujo” pelo menos uma vez ao longo de suas vidas. Entre os endividados, cartões de crédito são o principal motivador das dívidas, com 62% dos negativados afirmando que esse foi o motivo de sua inadimplência. Jà quanto aos valores das dívidas, o estudo mostrou que 70,1% dos negativados possui dívidas de até 5 mil reais, além de revelar que o principal motivo que impede os endividados de quitarem suas dívidas é a falta de renda (58,9%), seguido de por acreditar que os juros das dívidas são abusivos (23,3%).

Para realizar o levantamento, a empresa ouviu mais de 1338 consumidores em todo o Brasil entre os dias 23 de fevereiro a 1º de março. “De acordo com o Serasa Experian, a quantidade de inadimplentes atingiu o recorde de 70,9 milhões no mês de janeiro deste ano. Portanto, entender os impactos e motivadores por trás da percepção dos consumidores é essencial para as empresas criarem experiências mais assertivas e fidelizar seus clientes”, comentou Tiago Serrano, CEO da SoluCX.

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