O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Executivos preveem cenário positivo



Pesquisa realizada pela Boucinhas&Campos com 400 empresas do comércio, indústria e serviços, avaliou a expectativa dos executivos para o ano de 2012, levando em consideração os resultados do último trimestre de 2011. O levantamento apontou que 48% prevê crescimento nos resultados já no primeiro trimestre de 2012. Cerca de 40% dos entrevistados espera aumento no resultado líquido para o período, enquanto 19% acredita que o resultado líquido deverá decrescer.

 

“Apesar de a pesquisa apontar certo otimismo pelos entrevistados, o clima ainda é de apreensão quanto ao cenário inicial para 2012. A reação ao posicionamento de ações concretas frente à crise na Europa, bem como definições cambiais com relação à valorização do real, além das questões internas como a própria demanda econômica, desaceleração em determinados setores e mudanças voltadas à política monetária/fiscal, são fatores que indicam nortear as futuras decisões destes atores”, avalia Celeste Boucinhas, sócia diretora da Boucinhas&Campos.

 

A sondagem indicou também que a maioria dos executivos acredita que os preços dos insumos e mão de obra deverão permanecer estáveis (57%), porém 38% espera aumento nos valores para os próximos meses. Quanto à variação cambial (Real frente ao Dólar), 43% acredita que a taxa de cambio média deve girar entre R$ 1,81 e R$ 2,00 neste primeiro trimestre.

 

Para 57% dos entrevistados, o ano de 2011 ficou dentro das expectativas, para outros 29% foi negativo e apenas 14% avaliaram o ano como acima das expectativas. Na avaliação do último trimestre do ano, 13% dos entrevistados disse ter sido positivo, 41% apontou como dentro das expectativas e 38% viu resultados abaixo dos esperados. O resultado líquido nos últimos três meses esteve dentro do esperado para 54% dos entrevistados e acima das expectativas para 32%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima