A Brunise Consultoria e Treinamento realizou, em parceria com o Exin (Examination Institute for Information Science), o projeto piloto para a realização do Exame Itil Service Manager – Service Support e Service Delivery, utilizando o computador como assistente de texto. Desde 2002, ano de realização do primeiro Exame Itil Service Manager no Brasil, a certificação era feita à mão, utilizando em média 30 folhas de respostas. “Os candidatos tinham que escrever muito, ficavam com dores musculares no braço”, aponta Luciana Abreu, gerente regional do Exin-Brasil.
O primeiro exame realizado com o Computer Assisted foi na Holanda e o Exin, instituto certificador oficial do Itil, está levando o projeto para todo outros países. “Estamos muito felizes com esta oportunidade e o mercado brasileiro está bastante receptivo a esta idéia”, afirma Luciana.
Os profissionais que fizeram parte do projeto piloto também aprovaram. Segundo Roberto Madureira, service manager da GVS – Global Value Soluções, o Computer Assisted foi fundamental, uma vez que o tempo é um dos fatores determinantes na realização da prova. “Além da digitação ser mais fácil e veloz do que a escrita livre, ela permite que você altere o texto, inserindo idéias no meio de um parágrafo já escrito e alterando palavras, frases e ordenação das idéias”, explica.
Para Luciana, o principal benefício será na hora da correção. “Ficou muito mais fácil e rápido enviarmos os exames para correção, e também, a leitura do exame será facilitada. Isto com certeza trará agilidade e confiança ao processo”, completa.
Para viabilizar os Exames Itil Service Manager utilizando o computador, a Brunise teve de seguir uma série de procedimentos. “Recebemos as instruções com antecedência e tivemos que nos atentar aos mínimos detalhes para garantir que a sessão ocorresse sem incidentes”, explica Monise Martins, certificadora oficial da Brunise junto ao Exin.