Realidades aumentada ou virtual não são exclusivamente coisas tão novas, mas se elas estão em pauta neste ano, com lançamentos nas mais diversas áreas, como a criação de games com essa estrutura e os óculos que trazem uma experiência imersiva, é fruto do avanço da própria tecnologia, tornando-a mais viável. Como Nilo Signorini, diretor de planejamento comercial da Tok&Stok, apontou, este ano será o momento da virada. “Estamos no início, começando a abrir portas para um novo território de muitas possibilidades”, diz ele. “A questão maior é como melhor utilizar esses recursos nos processos e no dia a dia das empresas e do varejo.”
Atenta à isso, a Tok&Stok abriu as portas para essa experiência, permitindo que ela ajudasse a decorar a casa de seus clientes. Em 2015, a empresa lançou o “DecoRA”, aplicativo que permite o usuário visualizar móveis, artigos de decoração e outros itens da loja em 3D no ambiente em que estiver sendo capturado pela câmera, tudo em tempo real. “O DecoRA permite compor um ambiente virtual com muitos produtos, inserindo-os o local nas reais proporções e perspectiva corretos. Isso é muito interessante para avaliar se um móvel ‘combina’ com a decoração existente em um local, se cabe no espaço dedicado, explorar diferentes opções de cores/produtos”, complementa o executivo. Além disso, a lista de produtos usados no simulador é salva e o cliente pode recuperá-la no site caso queira comprar.
Apesar de ter tido bons resultados, não quer dizer que a empresa não tenha tido desafios no começo. Principalmente, porque lançaram a ferramenta quando ainda era pouco difundida, Signorini assume que foi difícil, no começo, de divulgar o produto, pois as pessoas não entendiam seu funcionamento e nem seu uso. “Foi difícil resumir em algumas linhas”, lembra. E mesmo hoje, com ela sendo algo mais viável e imaginável, o processo para sua implementação não ficou mais facilitado. Segundo o diretor, a forma como um negócio irá empregá-la ainda é algo que deve ser bastante planejado. “Acredito que existem muitas oportunidades que precisam ser exploradas em cada área específica; pouco a pouco começarão a vir à tona.”
De acordo com ele, na Tok&Stok maior do que o desejo de ser inovador e ter uma imagem de uma empresa moderna, é a vontade de lançar algo que tenha um uso prático na vida dos consumidores. “Ou seja, que efetivamente agregam valor aos nossos clientes”, afirma. “O DecoRA é um aplicativo que tem uma razão prática para existir e que pode efetivamente ajudar nossos clientes a tomarem sua decisão de compra”. E entre os cuidados que foram relevantes para a criação do aplicativo esteve a procura de lançar algo que fosse compatível com os recursos que os clientes tinham à mão, seus smartphones, sem a necessidade de haver algo mais específico ou um hardware que não fosse compatível com todos os aparelhos.
“Houve uma curva de aprendizado/desenvolvimento importante que passou por um processo de ‘Design Thinking’ no qual questionamos possibilidades de aplicação e também as condições nas quais os usuários fazem uso do recurso”, conta Signorini. Com isso, melhorias já foram feitas, bem como versões novas para os clientes já foram lançadas.