O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Experiência em BPO




 

Atualmente, os serviços de BPO representam 70% do faturamento total da Algar Tecnologia, fruto de mais de 10 anos de experiência no setor. Em entrevista exclusiva, Mauri Seiji Ono, diretor de BPO da Algar, conta que o grande ponto a favor da terceirização é que as prestadoras de serviços de BPO possuem uma maior escala de clientes utilizando os serviços e, consequentemente, os custos são menores. “Outro ponto favorável é que o cliente não precisa se preocupar em atualizar seu parque tecnológico, ter uma grande estrutura in house e nem gastar seu tempo em buscar as melhores práticas”, acrescentou Ono.

 

Ele aponta a especialização nas cadeias de negócios como a grande tendência desse mercado. “Os clientes precisam de empresas que conheçam o seu negócio, falem sua linguagem e agreguem valor e conhecimento”, declarou o executivo.

 

ClienteSA – Como pode ser definido o conceito do BPO?
Mauri Seiji Ono: BPO é a terceirização de processos de negócios que normalmente não são o core business da empresa contratante, podendo ir do tradicional call center até processos como cobrança, RH e outros. As vantagens são o foco no core business, o ganho de flexibilidade, escalabilidade e ganho de produtividade.

 

ClienteSA – Há quanto tempo a empresa oferta BPO?
Ono: A Algar Tecnologia oferta BPO há mais de 10 anos. A empresa sempre atuou, desde a fundação da então ACS em 1999, quando iniciou as operações, ofertando inicialmente serviços de SAC. Nos anos seguintes desenvolvemos as operações de televendas, backoffices especializados e service desk. Em 2009, com a vinda dos serviços de TI operados pela Algar Telecom até então, surge a Algar Tecnologia, cuja proposta de valor é sustentada por serviços de BPO, TI e Consultoria.
Hoje, BPO já representa 70% do faturamento total da Algar Tecnologia e a expectativa para este ano é de crescer por volta de 20%. Temos vários clientes e podemos citar o Bradesco Cartões com televendas, o HSBC com cobrança, Avon com SAC, Algar Telecom com SAC e televendas, Mercedes Benz com SAC e televendas, entre vários outros.

 

ClienteSA – Ainda há restrições ou as empresas hoje já estão preparadas para adoção de uma estratégia de BPO?

Ono: De uma forma geral, as empresas já estão preparadas ou buscando informações a respeito desse mercado. Obviamente, temos variação de maturidade entre os diversos segmentos de mercado. Por exemplo, os mercados financeiro e de telecomunicações são mercados altamente maduros e sofisticados no âmbito de outsourcing, já mercados como saúde, educação e utilities estão em fase inicial de maturidade para terceirização.

 

ClienteSA – Quais são as áreas das empresas que mais demandam o BPO?
Ono: As áreas que mais demandam BPO são áreas de atendimento a clientes, RH, Financeiro e TI, mas por tratar-se de processos de negócios e cada vez mais estarmos nos especializando em algumas cadeias verticais, quase todas as áreas acabam demandando serviços de BPO.

 

ClienteSA – Qual é a estratégia de adoção de BPO para as empresas obterem melhores resultados?
Ono: Normalmente, as empresas fazem uma análise de custo-benefício entre desenvolverem internamente ou terceirizarem com empresas especializadas. O grande ponto a favor da terceirização é que as empresas prestadoras de serviços de BPO possuem uma maior escala de clientes utilizando os serviços e consequentemente os custos costumam ser menores. Outro ponto muito favorável a terceirização é que o cliente não precisa se preocupar em atualizar seu parque tecnológico, ter uma grande estrutura técnica “in house” e nem gastar seu tempo em buscar as melhores práticas, pois isto o fornecedor de BPO lhe fornecerá, podendo o cliente focar todos os seus esforços no core dos seus negócios.

ClienteSA – Quais serão as grandes tendências?
Ono:
Certamente a especialização nas cadeias de negócios é a grande tendência deste mercado, pois os clientes precisam de empresas que conheçam o seu negócio, falem sua linguagem e jargões e efetivamente agreguem valor e conhecimento para que consigam perceber ganhos e crescimento que se traduzam em vantagens competitivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima