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Extra é o supermercado mais visitado

Entre os supermercados que possuem maior frequência e preferência, o Extra apareceu em primeiro lugar, sendo escolhido por 27% dos entrevistados. Segundo um levantamento feito pela Ipsos Loyalty. Em seguida aparecem: Carrefour (25%), Atacadão (17%) e Walmart (16%). Além disso, o estudo também aponta que o consumidor frequenta em média três bandeiras diferentes. Ao todo, foram ouvidas 1500 pessoas, de todas as regiões do País.

Com a pesquisa, a empresa ainda concluiu que o destino dos gastos dos clientes pode ter proporções distintas dos índices de satisfação. Dessa maneira, a satisfação e os gastos se utilizados de forma isoladas podem dar uma visão errada sobre o real desempenho das marcas no bolso do seu consumidor. Assim, a Ipsos Loyalty utilizou sua ferramenta, o Wallet Allocation Rule. “O objetivo é auxiliar as empresas a maximizarem os gastos dos seus clientes ao avaliar a interação dele com os concorrentes e, ainda, ajuda a entender os impactos financeiros que cada ação pode gerar”, explica Rafael Peres Lindemeyer, research director da Ipsos Loyalty.

O Wallet Allocation Rule é metodologia que permite entender a relação entre as métricas usuais de gerenciamento de experiência de compra (satisfação de clientes, recomendação, lealdade e outras) e o quanto o consumidor gasta com determinada marca ou estabelecimento. “Cada vez mais é preciso entender o quanto o cliente deixa dentro da empresa e o que a empresa precisa fazer para maximizar este gasto”, aponta Lindemeyer. Assim, a ferramenta é capaz de identificar também outros pontos importantes, como: porque um cliente, mesmo satisfeito, pode gastar mais na concorrência. O executivo adiciona que, avaliando o cenário competitivo, é possível compreender em quais mercados o consumidor destina suas compras, além de prever quais os percentuais de gasto para cada um deles.
 
Para que o consumidor direcione menos seus gastos na concorrência, ele ressalta: é preciso gerenciar as oportunidades de uma experiência de compra recente. “É muito importante e faz com que se possa reverter uma situação pontual, porém em médio e longo prazo as variáveis que geram maior retorno financeiro podem ser outras e estrategicamente pode ser mais saudável para o negócio focar nestes pontos de contato”, diz.

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