Enquanto outras empresas estão atrás do público da elite e buscam se posicionar para esse mercado, a ShoeShop investe no conceito de SmartStyle, ou democratização da moda. A ideia é alcançar clientes de todas as classes sociais, com lojas tanto em centros comerciais, como em ruas elitizadas, e até em cidades menores. Com o objetivo de se diferenciar na percepção do cliente, a empresa criou uma estratégia de marketing que atinge os cinco sentidos. “Para o olfato, foi desenvolvida uma fragância exclusiva com aroma de baunilha e um toque de caramelo, escolhida pela harmonia com o ambiente aconchegante sem interferir no aroma natural de couro dos calçados”, explica Luiz Francisco Salles, proprietário da ShoeShop. Segundo ele, a fragância também será comercializada na forma de difusores de ar e aroma de ambiente.
Para o tato, a vitrine aberta promove a experiência sensorial dos clientes, uma vez que os calçados estão acessíveis para as clientes tocarem e sentirem as texturas. A rede conta também com uma rádio exclusiva da marca, responsável pela experiência auditiva do cliente. Para o paladar, a ShoeShop disponibilizará a partir de outubro, balas em embalagens exclusivas. “E para a visão, a empresa oferece uma decoração aconchegante e diferenciada que cria um ambiente de boutique, além da vitrine, projetada de forma que seja vista como um quadro”, conta Salles. Além disso, para manter a proximidade com os clientes, a ShoeSop utiliza as redes sociais e e-mail marketing para atualizações de novidades. “Além do nosso investimento na experiência sensorial do cliente na loja (Os 5 sentidos), realizamos diversas promoções na rádio”, complementa.
O objetivo da rede para 2013 é expandir nacionalmente e aumentar a produção de calçados com as franquias. “Com a expansão nacional nossa meta é chegar em 900 mil pares. Antes de nos tornamos franqueadores vendíamos 120 mil pares por ano e finalizamos 2012 com 300 mil. Com nosso projeto em fidelizar o cliente, trabalhando o relacionamento com cada um e a expansão, esperamos atingir essa meta”, planeja Salles. Segundo explica o executivo, o valor para investir em lojas de rua é cerca de 30% mais baixo do que em lojas de shopping. “Nas cidades menores, por exemplo, onde não há shoppings centers e dificilmente chegam as grandes marcas de calçados, a ShoeShop leva o conceito de boutique para as ruas, com a estrutura de ambiente sofisticado, luz suave e o atendimento diferenciado com vendedoras bem treinadas”, conclui Salles.