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Foco na sustentabilidade



As empresas que desejam crescer com rentabilidade no futuro devem centrar os esforços em beneficiar os acionistas, a sociedade e o meio ambiente simultaneamente. Concentrar-se em qualquer uma destas áreas em detrimento das outras pode comprometer o sucesso do negócio a longo prazo. O enfoque na sustentabilidade é a melhor maneira de implementar esta estratégia, em três vertentes de forma simultânea, permitindo que as organizações inovem, consigam se diferenciar e sejam bem-sucedidas.


Estas são as principais conclusões de um documento liberado ao público por um grupo de acadêmicos especialistas em responsabilidade e sustentabilidade corporativa. O documento apresenta um novo enfoque sobre o papel que representa a sustentabilidade para as organizações em termos de inovação e colaboração global. Intitulado “Uma nova perspectiva para a sustentabilidade corporativa”, o documento foi patrocinado pela Cisco e pela BT. Elaborado por instituições na China, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, oferece conselhos práticos baseados em casos de sucesso e no pensamento acadêmico predominante sobre o tema. O documento também indica os dez passos necessários para que as empresas se tornem inovadoras a partir da sustentabilidade.


Este novo enfoque, que foi denominado S²AVE (Shareholder and Social Added Value with Environmental Restoration) destaca o papel da sustentabilidade na hora de desenvolver a inovação no negócio e defende que, mais que um objetivo, a sustentabilidade deveria ser uma estratégia. Conclui também que alcançar os objetivos de sustentabilidade não requer uma reestruturação corporativa ampla. Em vez disso, convicção e visão nos níveis mais altos da empresa conseguem impregnar a organização de um conjunto de valores coerentes com a responsabilidade e a sustentabilidade.

 


10 passos para que a empresa seja inovadora com base na sustentabilidade


1. Integrar a inovação para a sustentabilidade à visão da empresa
Atualize a missão e a visão de sua empresa e inclua valores ou princípios que assegurem que a sustentabilidade esteja no epicentro, de modo que sua empresa seja publicamente reconhecida, tanto interna como externamente, como uma empresa sustentável.


2. Formular uma estratégia baseada na sustentabilidade
Para ser realmente eficaz, a sustentabilidade deve estar incluída como uma nova fórmula em sua estratégia de negócios. Incluí-la em uma estratégia já existente equivale a deixá-la à margem e a torná-la uma questão insignificante.


3. Considerar a sustentabilidade em todos os aspectos do negócio
Gerar um processo contínuo para conseguir que cada setor da empresa reconheça e compreenda seu impacto econômico, social e ambiental. Fazer com que cada setor pense sobre a melhor maneira de empregar este conhecimento para inovar com método integrado e sistemático.


4. Pregar com o exemplo
Os líderes da empresa devem acreditar no que pedem a seus empregados e outros stakeholders, que devem ouvir sempre dos líderes explicações sobre o significado da sustentabilidade e da responsabilidade para os negócios e as possibilidades de inovação que propiciam, além de testemunhar a real implementação dos programas.


5. Criar um comitê com responsabilidade sobre as questões ligadas à sustentabilidade
Muitas das companhias que estão em posição de liderança no que diz respeito à sustentabilidade possuem, em nível de direção, um comitê que assegure o progresso das iniciativas. Outras têm um diretor executivo, e outras, ainda, formam comitês mistos, com pessoas que têm e que não têm cargos executivos. Em qualquer dessas situações, o essencial é que o estímulo à sustentabilidade e suas oportunidades estratégicas partam do mais alto nível de tomada de decisões.


6. Definir regras
Estabelecer um código de conduta em sustentabilidade que se estenda, além dos empregados, a outros stakeholders do negócio, definindo claramente que quem não cumpri-lo não terá lugar na empresa.


7. Envolver todos os grupos ligados ao negócio
Identificar os grupos com interesse no negócio – empregados, clientes, fornecedores – e envolver a todos na criação de idéias de sustentabilidade. Animá-los ativamente a participar de iniciativas inovadoras e do desenvolvimento de oportunidades sustentáveis para si mesmos.


8. Utilizar o poder das pessoas
Assegurar que a sustentabilidade seja um valor claramente estabelecido em cada passo do processo de gestão de pessoal, tanto no que diz respeito a informações para os empregados, contratação, distribuição de lucros, remuneração ou promoção. Criar um departamento de formação que dê ênfase à criatividade e à inovação por meio da sustentabilidade.


9. Unir-se às redes
Cada vez mais se criam organizações, redes e outras instituições que se dedicam a incentivar os negócios sustentáveis. Recomenda-se tomar parte em grupos como o World Business Council for Sustainable Development, UN Global Compact, International Business Leaders Forum e outros organismos similares. Estar presente nos “rankings” de investimentos em sustentabilidade, como os índices Dow Jones Sustainability e Corporate Responsability Index.


10. Pensar além dos relatórios: alinhar todos os sistemas empresariais com a visão de sustentabilidade da empresa

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