A Freudenberg anunciou uma mudança na estrutura organizacional para a América do Sul. Alexandre Bicalho assume a posição de representante regional da América do Sul no lugar de Juan Carlos Borchardt, que se aposentou no final de 2016, após 10 anos no cargo. Entre as atribuições, o executivo terá a função de representar os interesses comuns do Grupo na região, a fim de viabilizar o alinhamento das diretrizes globais entre as diferentes unidades de negócios. Tais interesses estão associados à gestão de talentos, ações em comunicação corporativa e entendimento de questões tributárias, legais e financeiras, entre outras. Além disso, cultivar e expandir a rede de relacionamento com entidades relacionadas à indústria, comércio e ONGs também são ações que estarão em seu radar de atuação.
De acordo com Bicalho, seu principal desafio está relacionado à continuidade e expansão do trabalho feito pelo seu antecessor Borchardt, bem como, juntamente com cada unidade de negócio, explorar e identificar novas oportunidades para o bem comum do Grupo. “Um dos meus focos principais será o de inovação, e o Juan Carlos fez um excelente trabalho tanto nesse sentido como em networking e influência positiva, o que contribuiu imensamente para o crescimento e sucesso da Freudenberg em diversas áreas de negócio nessa década”, afirma.
Há 12 anos no Grupo Freudenberg, Bicalho não deixará de atuar como CFO da Freudenberg-NOK Sealing Technologies, posição que ocupa atualmente. O executivo tem MBA pela Universidade de La Verne, na Califórnia, e trabalhou em diferentes empresas nacionais e internacionais em finanças e controladoria, antes de se juntar à Freudenberg.