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Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads

Geração Z é a que mais cresce em gastos no e-commerce

Estudo do Mercado Ads analisa o comportamento das várias faixas etárias no e-commerce, destacando o valor do First Party Data e a ascensão do retail media

Os millennials e geração X representam 79% da audiência, enquanto a geração Z é o grupo que mais cresce com aumento de gastos (+48%). Esta é uma das principais constatações do estudo realizado pelo Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, explorando o comportamento do consumidor no e-commerce, destacando o valor do First Party Data e a ascensão do retail media.

“Com o amplo ecossistema que só o Mercado Livre tem, que envolve marketplace, fintech (Mercado Pago) e streaming (Mercado Play), é possível acompanhar o interesse do usuário e seu comportamento de compra em diferentes contextos. Milhões de buscas feitas na plataforma se transformam em dados personalizados. Afinal, o Mercado Livre tem a maior e mais granular base de dados de usuários ativos, com mais de 280 audiências e infinitas combinações”, garantiu Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads.

Principais insights do relatório

Audiências por gerações: A pesquisa destaca como diferentes faixas etárias, desde os Baby Boomers até a Geração Z, estão utilizando a plataforma para suas compras. Os Baby Boomers preferem eletrodomésticos e itens de casa, móveis e decoração, além de um aumento de 60% em gastos com alimentos e bebidas em comparação com a média do Mercado Livre. A Geração X gasta 60% a mais em música, filmes e seriados e têm ticket médio acima da média do Mercado Livre. Os Millennials representam mais da metade do faturamento do Mercado Livre, com destaque para itens de construção e artigos para bebês, que cresceram 30%. A Geração Z, é o grupo que mais cresce, apresentando um crescimento de 48% em gastos, especialmente em celulares e itens tecnológicos.

Estilos de vida diversificados: Os Focados na Família são a maior audiência com 24% de representatividade em faturamento e crescimento de 75% em itens para bebês e ferramentas; Decoradores da Casa são o terceiro estilo em faturamento, com um crescimento de 128% em eletrodomésticos portáteis e acessórios de cozinha e jardim; Esportistas mostraram um crescimento de 217% em itens relacionados ao futebol e 112% em celulares; Gamers, com um ticket médio 56% acima da média, tiveram um aumento de 84% em compras de smartphones; Beauty-lovers cresceram 49,2%, com destaque para produtos de cuidados pessoais, roupas íntimas e suplementos; Fashionistas 30% do faturamento são em roupas para esportes, destaque para o crescimento de 57,8 em beleza e cuidado pessoal; Petlovers compram 5x mais itens para cães do que para gatos; Techies tem o tênis como uma das categorias mais compradas e gastam 17% a mais vs. média do Mercado Livre.

Categorias de produtos em ascensão: O Mercado Livre conta com mais de 29 categorias que podem ser segmentadas alcançando um nível ainda mais granular de mais de 2.000 subcategorias. A frente de todas está Casa, Móveis e Decoração com um aumento de 23% no último ano, com 92% das buscas sendo genéricas. Móveis para casa, itens de cozinha e ferramentas para jardim estão entre os produtos mais populares; A categoria de Acessórios para Veículos, autopeças são destaque em faturamento e alcançam 73M em buscas mensais; Nos Calçados, Roupas e Bolsas tem 164 milhões de buscas mensais, com moda fitness registrando mais de 30M de buscas e 10M de usuários mensais.

A quantidade de clientes de celulares cresceu 54% nos últimos 12 meses, sendo a categoria com mais de 64% de buscas genéricas. A categoria de Beleza e Cuidado Pessoal recebe 8,9M de visitas mensais em itens para cuidados com a pele, e a Maquiagem é a 3ª categoria mais comprada e a que mais cresce vs. ano anterior. Esportes e Fitness mostrou um aumento de 49,6% em itens para camping no último ano, com suplementos e roupas sendo os produtos mais vendidos.

Retail mídia

“O relatório revela que o e-commerce se tornou uma fonte crucial de busca e compra para os consumidores e, através do retail media, oferece às marcas oportunidades para construir sua comunicação, a fim de gerar conexões reais com suas audiências de maneira precisa e eficaz. A capacidade de entender a fundo nossos usuários, suas preferências de compra e conectar marcas com essas audiências valiosas e com real intenção de compra é o que nos diferencia. Este relatório comprova o poder transformador do First Party Data, fornecendo insights que ajudam marcas e vendedores a otimizar suas estratégias e se conectar de maneira mais eficaz com suas audiências. Este relatório é apenas um teaser de tudo o que é possível fazer com Mercado Ads, destacando-se como um grande diferencial competitivo” afirmou Meirelles.

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