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Regina Botter, diretora geral da OLX

Geração Z é a que mais pretende presentear no Dia das Mães

Estudo da OLX aponta que itens de beleza e perfumaria são os preferidos na hora de presentear as mães, seguido por produtos da categoria de moda

A geração Z é o grupo com maior intenção de compra para o Dia das Mães, segundo indica estudo da OLX, marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis. Enquanto 52% do total de entrevistados declararam que pretendem presentear no Dia das Mães, quando observado o recorte geracional, esse percentual sobe para 54% entre a geração Z. Outro destaque desta geração é que 25% pretendem gastar a partir de R$400 no presente, o dobro do valor previsto por 60% entre todos os entrevistados, que têm a intenção de investir entre R$51 e R$200.

“O Dia das Mães tem alta capacidade de nos mobilizar, seja em torno da mãe, da avó, da tia, da sogra, da esposa, da filha, da amiga, a pesquisa reflete essa tradição. A OLX, enquanto maior marketplace de classificados de produtos usados do Brasil, democratiza o acesso a produtos de qualidade e por preços mais vantajosos ao consumidor. Afinal, quem nunca quis agradar uma pessoa especial e procurou um bom negócio? A plataforma está repleta de boas oportunidades para quem quer desapegar e também para quem quer encontrar o presente ideal para o Dia das Mães”, comentou Regina Botter, diretora geral da OLX.

Moda e beleza em alta

Fica ainda mais evidente a abertura da geração Z quando o assunto é a influência de datas comemorativas no comportamento de consumo: 66% do total de entrevistados dizem que há algum impacto, já entre a geração Z, 75% se sentem influenciáveis. Para 58% do total de respondentes, os itens de beleza e perfumaria foram apontados como os preferidos na hora de presentear no Dia das Mães, seguido por produtos da categoria de moda, com 42% da preferência.

Entre as mães participantes do estudo, o principal desejo para a data é passar ao lado dos seus filhos (27%) enquanto 25% gostariam de sair para passear com a família. Sobre presentes, 19% afirmaram que querem ganhar algum item de perfumaria, e 6% um smartphone. O estudo também revela que 55% das pessoas entrevistadas não sabem o que a mãe gostaria de ganhar, e que apenas 23% têm certeza do desejo dela para a data. Já os outros 22% não têm precisão da resposta.

Sobre a forma de pagamento a ser utilizada para presentear no Dia das Mães, 44% dos respondentes mencionam o cartão de crédito e 32% o pix. A maioria dos entrevistados, 27%, disse que para decidir o presente, pesquisa em lojas tanto físicas quanto online. A preferência pelo comércio eletrônico aumenta entre as gerações Y e Z, cujo canal foi apontado por 46% e 44%, respectivamente.

Lar doce lar

Embora muitos dos respondentes não saibam o que a mãe deseja ganhar no dia comemorativo, a maioria conhece o sonho dela: 32% citaram que, se pudesse, compraria uma casa própria para sua mãe. Por falar em moradia, 36% dos entrevistados moram com a mãe. A geração Z é a maior parcela e representa 73% das respostas. 

Sobre os itens que têm em suas casas como lembrança da residência das mães, as respostas são diferentes, mas dentro de uma mesma essência de aconchego. Cerca de 15% citou que em seu lar atual possui plantas/jardim. Imãs na geladeira foram marcados por 8% dos respondentes, enquanto outros 7% lembraram do filtro de barro na cozinha.

Itens usados

Cerca de 46% dos entrevistados declararam que poderiam comprar produtos usados para dar de presente. Daqueles que disseram que comprariam um presente usado, 40% adquiriram um móvel; 34% citaram a categoria de itens de decoração e 33% comprariam um eletrônico usado como presente. Itens de moda e de beleza e perfumaria (os mais presenteados) aparecem com 21% e 8%, respectivamente.

Os preços mais baixos e a qualidade são os principais fatores considerados pelos entrevistados que cogitam dar um item usado de presente. Dos que estão dispostos a investir em um produto de segunda mão, 28% gastariam até R$100, 25% afirmaram que investiriam entre R$100 e R$200, e 11% mais de R$600.

Dentre os entrevistados, 43% definiram o estilo de sua mãe como básico, mais voltado para a praticidade. Já 15% disseram que sua mãe tem um estilo mais clássico, sendo mais elegante. Cerca de 28% não soube delimitar. Em relação à personalidade, 25% disseram ter uma mãe mais protetora, enquanto 18% a classificaram como mais acolhedora. Outros 25% não souberam definir a personalidade da mãe.

Metodologia

A pesquisa realizada pelo Grupo OLX por meio da plataforma de consumer insights da MindMiners foi feita entre os dias 08/04 e 10/04/2024,  Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 300 pessoas, sendo a mesma proporção de homens e mulheres, de todas as idades, a maior parte, 45%, com 41 anos ou mais, de todas regiões do Brasil, com destaque para a participação do sudeste, 50%, além de indivíduos de todas as classes sociais, sendo a maioria dos grupos 32% C1 e 26% B2.

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