Geração Z, você conhece?

A conhecida Geração Z, que sucede os “Millennials”, é a primeira geração considerada verdadeiramente global, nascida em uma cultura voltada para a tecnologia. Com experiência digital e socialmente conscientes, esses consumidores ainda são na maioria adolescentes. Eles devem representar mais de 20% da população mundial e estão ajudando a definir as novas tendências, como aponta o novo relatório feito pela Ford, em que aponta as tendências para o futuro, o “Looking Further with Ford 2015”. O foco do estudo é mostrar as mudanças que esta geração começa a trazer para o mercado e para o setor automobilístico, 
“A demografia é um fator essencial no trabalho de planejamento do futuro e o que conduz o nosso relatório para 2015 é esse consumidor emergente da Geração Z, que já está inspirando atitudes e comportamentos em consumidores de todas as idades”, diz Sheryl Connelly, gerente de tendências do consumidor global e planejamento futuro da Ford. “Vimos traços semelhantes com os Millennials, mas os consumidores da Geração Z são muito mais ligados e conscientes das opções disponíveis e têm uma ligação com cada uma das nossas 10 microtendências para 2015.”
Apesar de questões atuais como as mudanças climáticas, as ameaças à privacidade, epidemias e conflitos geopolíticos, há um otimismo no ar. O relatório destaca o rebelde moderno, que trabalha para desafiar as convenções e criar novos padrões, assim como a existência de pessoas mais motivadas para assumir riscos na busca pelo sucesso, o que começa a acabar com o estigma do fracasso. Dessa forma, esse espírito de determinação faz surgir novas formas de consumo colaborativo e mobilidade, trazendo mais liberdade de pensamento e ação.
Os especialistas da Ford monitoram as mudanças nas áreas social, tecnológica, econômica, ambiental e política para entender o que move as atitudes e comportamentos dos consumidores e como isso impacta o setor automotivo. As suas reflexões orientam os designers e engenheiros no desenvolvimento dos futuros produtos da marca e também mostram aos profissionais de marketing o que os clientes das novas gerações esperam da experiência de compra e propriedade de um carro. O estudo enfoca uma ampla gama de microtendências que afetam os negócios e os consumidores, com base em anos de pesquisa qualitativa e quantitativa, com a colaboração de líderes de pensamento de todo o mundo.
“A compreensão profunda da constante evolução das necessidades, desejos e prioridades dos clientes – hoje e amanhã – é chave para o nosso negócio e estratégia global de desenvolvimento de produtos”, diz Connelly. “Essas tendências e reflexões nos ajudam, como inovadores, na criação de produtos que não só superem as expectativas, mas ultrapassem os limites da imaginação.”
Segundo o estudo, as 10 principais tendências que vão influenciar os consumidores e marcas em 2015 são:
– Com pressão significativa e grandes expectativas, a Geração Z tem um mantra simples: “As coisas boas vêm para aqueles que agem”.
– A sociedade sempre amou as pessoas que têm coragem de assumir riscos, mas o mercado nunca esteve tão receptivo àqueles que ultrapassam limites e quebram barreiras.
– O estigma do insucesso está acabando rapidamente. Em uma época de mudança constante, o único verdadeiro fracasso é deixar de tentar melhorar e evoluir.
– Os consumidores de hoje não querem carregar coisas e, cada vez mais, não precisam fazer isso. Novas tecnologias, como dispositivos portáteis e aplicativos de smartphones, estão transformando a maneira como os consumidores pagam por produtos e serviços, como e onde as empresas interagem com os clientes e a quem as pessoas confiam suas informações mais valiosas.
– Em um mundo onde a inovação é tão rápida, ninguém quer ficar para trás com um produto que se tornou ultrapassado ou obsoleto. O resultado é uma nova mentalidade “a la carte”, que valoriza mais o acesso que a propriedade.
– Enquanto as famílias e comunidades tradicionais tornam-se menos dominantes, o conceito de família está se adaptando, evoluindo e expandindo de maneira mais pessoal.
– A privacidade tornou-se uma questão de equilíbrio delicado. Há uma negociação entre a informação que os consumidores estão dispostos a compartilhar e os benefícios que recebem em troca.
– O esforço desordenado para informar os consumidores sobre hábitos de vida mais saudáveis criaram confusão e uma população global mais obesa e doente. No meio desse barulho, os consumidores precisam de um sinal claro para transformar a informação em ação.
– Na cultura atual, conectada 24 horas e sete dias da semana, o desejo de se afastar mental e fisicamente continua atraente. As pessoas buscam cada vez mais aventuras de imersão, elevando o escapismo a uma arte refinada.
– Em uma era de constante inovação, a mobilidade está superando a definição da palavra, na medida em que os conceitos de transporte e comunicação convergem.

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