A Globo.com está pondo em prática uma política de relacionamento com clientes, no conceito de CRM Analítico, baseada em tecnologia estatística da empresa norte-americana SPSS. O CRM Analítico é uma tecnologia de costumer care, que usa não só os mecanismos clássicos de atenção e interação com o consumidor (como atendimento personalizado e marketing one-to-one), mas também lança mão de ferramentas estatísticas (ou de data mining) para conhecer o perfil do consumidor e prever seu comportamento futuro.
Segundo Jeremias Coral Klausner, coordenador de CRM e data mining da empresa, o CRM Analítico vai se tornando uma ferramenta indispensável à medida em que se multiplica o universo de assinantes de acesso à Internet da Globo.com, bem como o volume de acessos ao conteúdo do portal. O uso otimizado das informações também vem ajudando a Globo.com a obter lucros maiores a partir do enorme potencial de mercado de suas listas de e-mail-marketing.
Segundo Klausner, o CRM Analítico amplia a eficiência da exploração dos ativos de dados da Globo.com e – de quebra – promove uma expressiva redução de custos de desenvolvimento, storage e manutenção de bases de dados. Isto porque as estatísticas abrangem também os níveis de demanda da infra-estrutura, as situações típicas de falha, descontentamento ou de congestionamento da rede. Assim, a Globo.com consegue otimizar o gerenciamento do tráfego, economizando em suporte e programando melhor os investimentos em expansão ou ajuste na rede