O profissional de Ciências Sociais é aquele que estuda, a fundo, como funcionam as sociedades e o comportamento humano. Trata-se de um especialista das relações sociais, capaz de compreender como a sociedade avança e entender o ser humano sob uma ótica analítica e direcionada. Porém, nas últimas décadas, as empresas têm percebido que este ser humano também é um consumidor e, com isso, criou-se espaço para um novo profissional de ciências sociais, que entenda e saiba analisar o comportamento humano de consumo.
Atenta a tal necessidade de mercado a ESPM lançou o Ciências Sociais e do Consumo, um curso de graduação em que o estudante une teorias tradicionais a uma forma moderna de aprender e se relacionar com o mundo de maneira dinâmica. Isso porque alia todo esse conhecimento humano a uma visão de pesquisa, marketing, gestão e negócios. Tradicionalmente, o cientista social atua de forma efetiva em quatro segmentos: setor público, organizações não governamentais, institutos de pesquisa e educação. Pensando nisso, a ESPM criou um curso que tem como principal diferencial as disciplinas eletivas, que personalizam o curso para cada aluno. A partir do quinto semestre, o estudante poderá optar por uma das três trilhas de especialização: Investigação do Comportamento e Pesquisa de Mercado; Negócios de Impacto Social; e Educação e Cultura.
O direcionamento será acompanhado por profissionais, tanto de educação (professores do curso) quanto do mercado (profissionais ligados às empresas parceiras do curso) e as disciplinas focam na formação específica dos alunos, voltadas às áreas nas quais têm mais aptidão, mas que também atendam às demandas do mercado de trabalho. Com duração de oito semestres, o curso conta com turmas de 50 alunos cada. Neste primeiro momento, o processo seletivo ocorre na unidade da ESPM-SP e os interessados podem se inscrever até 18 de junho de 2015, por meio do site www.espm.br/vestibular-sp. A prova será em 21 de junho.