Analisando páginas de conteúdo on-line de Unilever, Reckitt e Royal Canin, agência Greenpark constata a tendência de crescimento nessa estratégia de atração
De acordo com dados levantados pela Greenpark, agência especializada em conteúdo digital de performance, de março de 2022 ao mesmo mês deste ano, os portais de Unilever, Reckitt e Royal Canin, juntos, atraíram mais de 4 milhões de novas visitas. Trata-se do “Unilever Food Solutions”, “Cada Casa Um Caso” e “Portal Vet”, sites com textos, vídeos e infográficos que entregam informações úteis para facilitar o dia a dia do consumidor. “Em 2022, o comércio na internet teve alta de 24% no número de compradores on-line, passando a casa de R$ 262 bilhões em vendas, segundo dados do NielsenIQ Ebit. Essa legião de consumidores estimula grandes marcas a fortalecerem sua presença digital e apostarem na fórmula para se aproximarem de seus consumidores”, comentou a agência em nota à imprensa.
De acordo com a as análises da Greenpark, a ideia dos projetos é oferecer conteúdo relevante que faça diferença na vida das pessoas, com uma abordagem omnichannel. “Assim, as marcas podem conquistar maior engajamento junto aos consumidores, obter mais conversões e atingir objetivos comerciais, por meio de análise de dados e técnicas que melhoram o ranqueamento em sites de busca”.
Esmero no conteúdo
Focado nos cuidados com a casa e roupas, organização de ambientes e sustentabilidade, o “Cada Casa Um Caso”, da Reckitt — proprietárias das marcas Veja, Vanish, Bom Ar, Harpic, Finish e Lysol, entre outras –, reúne mais de 700 conteúdos com dicas e informações para quem precisa de uma mão para facilitar o dia a dia. Nos últimos 12 meses, o portal recebeu mais de 1,9 milhões de novos visitantes.
Já o “Unilever Food Solutions”, trata-se de iniciativa voltada ao mundo dos cozinheiros e chefs. Só no último ano, o portal atraiu mais de 660 mil novos visitantes em busca de dicas sobre empreendedorismo na área de restaurantes, tendências da gastronomia e centenas de receitas. São artigos, vídeos, estudos e e-books que atraem empreendedores de todo o Brasil, que, por sua vez, têm contato com as marcas da Unilever no segmento alimentício. Só nos últimos 12 meses, mais 840 artigos foram acessados no portal por milhares de pessoas.
Enquanto, com foco no mercado veterinário para cães e gatos, o “Portal Vet” cresce em número de acessos: são mais de 100 mil novos visitantes mensais em busca de produtos de nutrição, dicas e guias de saúde veterinária e calculadora de prescrição — são ferramentas e conteúdos que têm o objetivo de facilitar o trabalho do médico veterinário em seu dia a dia. “Em crescente aumento do setor veterinário, só nos últimos 12 meses, o portal teve mais de 1 milhão de acessos únicos. Essa força se ampara em uma tendência de mercado, de acordo com a última projeção realizada pelo Instituto Pet Brasil (IPB), que aponta para uma alta de 22% em vendas de produtos pet no Brasil em 2023”, conclui a nota da agência.