Idec solicita relatórios das ouvidorias dos bancos



O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou, na última segunda-feira (23/06), um pedido ao Banco Central do Brasil (Bacen) para que divulgue os resultados obtidos pelas ouvidorias dos dez maiores bancos do país, além de solicitar que seja obrigatória a divulgação desses relatórios semestralmente.


Para o Idec, a Resolução 3477 – que dispõem sobre a obrigatoriedade dos bancos em disponibilizarem ouvidorias aos clientes – só fará sentido se os resultados obtidos com a criação desses canais de atendimento sejam divulgados. “Não adianta nada os bancos criarem ouvidorias e não divulgarem quantas pessoas estão reclamando e se as queixas estão sendo resolvidas. É preciso dar continuidade a esse processo, estimulando as instituições financeiras a diminuírem cada vez mais o número de consumidores com problemas”, acrescenta Marcos Diegues, gerente jurídico do Idec.


O Idec fez um levantamento com as dez maiores instituições financeiras para checar se estavam cumprindo as determinações do Bacen e os resultados demonstram que, de uma forma geral, os bancos criaram os canais e estão divulgando em suas agência e sites. “Embora alguns bancos não estejam divulgando os contatos das ouvidorias nas agências pesquisadas, o levantamento do Idec comprovou que todos eles criaram os canais com o consumidor e que em suas home pages o acesso é teoricamente simples”, completa Diegues. Para verificar todos os resultados do levantamento, acesse www.idec.org.br/bancos.

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