O iG apresentou hoje (16/02) o novo posicionamento de portal e lançou a nova home page, ambos baseados em recente estudo de tendências da Internet. Com isso, o portal introduz no mercado brasileiro o conceito de curadoria, que significa filtrar o conteúdo desordenado da Internet e apresentá-lo ao internauta de maneira simples, rápida e fácil.
O conceito de curadores lançado pelo iG traz especialistas que indicam dentro e fora do portal, em conteúdo próprios, de parceiros, em blogs ou wikis o que de melhor foi produzido sobre aquele determinado assunto. “Acreditamos que o melhor da Internet é a própria Internet. O portal moderno tem que ter a capacidade de criar filtros e guiar o usuário pelo que há de melhor, sem encerrar-se em si mesmo, mas sempre sendo a fonte mais qualificada que o internauta poderá usar”, diz Alexandre Barreto, diretor de Portal e Conteúdo da Brasil Telecom Internet.
O primeiro passo para a construção do portal com “o melhor da Internet” acontece com o lançamento da nova home page do iG. O usuário terá links para os curadores do iG na home, que por sua vez, apontarão para o que há de melhor sobre diversos temas. Os assuntos estão organizados em diretórios para facilitar a navegação do usuário. “Nosso objetivo é utilizar o espaço de divulgação da home de acordo com o conteúdo, dando mobilidade para a página e não somente adequar o conteúdo a uma forma estática”, afirma Alexandre Barreto.
O novo layout da home do iG também está mais funcional e leve, com cores suaves e uma navegação mais fácil. Os recursos de multimídia também ganharam destaque na nova home e a TV Flash, além de animações, traz agora três opções de vídeos com links diretos, durante 24 horas, para o Megaplayer.
A publicidade da nova home também traz novidades. O iG está abandonando alguns dos formatos tradicionais que geravam volume, mas que segundo pesquisas, incomodavam os usuários. Não haverá mais pop ups, nem pop unders na home. Outra inovação será a adoção do super banner, tendência já observada em vários sites do mundo. Estas alterações refletem uma aposta de que a satisfação dos usuários é o melhor caminho para o crescimento.