A expansão do marketing de experiência e de encantamento entre as companhias nacionais motivou a Imago Capacitação Laboral a investir na criação e formatação de um módulo de treinamento voltado a capacitar colaboradores. O “Fãdelização – Excelência no Atendimento” traz uma reflexão sobre o cliente, partindo de que satisfazer as suas demandas nos dias atuais não é mais suficiente. “O foco é emocional, intangível, visto que o grande desafio para as empresas atualmente é entregar ao cliente esta emoção, por meio da sua equipe de linha de frente”, afirma Daniela Uliana Reigado, consultora da Imago.
Ela conta que os investimentos na capacitação do capital humano elevaram-se sensivelmente entre as empresas, pois a hospitalidade positiva já entrou na fase da motivação dos funcionários, capacitando-os a ser profissionais vendedores de sonhos, experiências e memórias aos clientes. “Entretanto, o marketing experiencial deve ser adotado por empresas que já possuem certa maturidade de mercado, com uma filosofia e um conjunto de valores muito fortes e alicerçados. Os colaboradores precisam antes ter o entendimento da cultura e da promessa da marca da empresa e se identificar com a base missão, visão e valores visuais e culturais”, alerta Daniela.
A metodologia do marketing de encantamento e de experiência aplicada no módulo baseia-se no modelo PDCA (plan – planejamento; do – execução; check – verificação; act – ação), ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. Ao iniciar os trabalhos, a consultoria aplica um intenso diagnóstico pré-treinamento com o objetivo de analisar em que estágio essa empresa se encontra. “Caso a empresa não esteja no estágio de fãdelização dos clientes, propomos um programa de treinamento com base no atendimento e relacionamento para que alcance essa nova visão de mercado”, ressalta Daniela.