Aplicativo da Pizza Hut oferece aos consumidores descontos exclusivos e personalização por meio de inteligência artificial
A International Meal Company (IMC), operadora no Brasil de marcas como KFC, Pizza Hut e Frango Assado, anunciou o lançamento do aplicativo Pizza Hut Brasil, sua mais nova plataforma própria com foco no consumidor. A empresa, que já havia lançado, no início do ano, o Fran-GO!, programa de fidelidade da marca Frango Assado, possui a meta de triplicar as vendas via canais digitais proprietários até 2025. Atualmente, as vendas on-line representam 36% da receita total da companhia.
Além de venda por WhatsApp, call center, e autoatendimento em mais de 130 lojas da marca pelo país, agora a Pizza Hut também conta com o app criado pela IMC, em parceria com a Thoughtworks, consultoria global de tecnologia. A plataforma proprietária utiliza ciência de dados e inteligência artificial para oferecer aos clientes o tradicional delivery, acompanhado de recursos personalizados, além de tornar a operação das lojas mais dinâmicas, inteligentes e estratégicas, já que trabalha conceitos de last mile – última etapa de transporte da mercadoria – e upsell, que é o oferecimento de um produto ou serviço que o consumidor comprou ou iria comprar.
“Estamos satisfeitos com as novas funcionalidades e demos mais um importante passo rumo à digitalização da companhia. Após meses de planejamento e investimento, finalizamos mais uma etapa em nossa agenda de transformação por meio de uma plataforma que traz ao cliente não apenas uma nova opção de canal, mas uma experiência de consumo ainda melhor. Em resumo, o app agrega funcionalidades que ajudam a mapearmos toda a jornada de compras nas duas pontas do processo. Ao mesmo tempo em que o cliente tem a oportunidade de manter contato direto com a marca, o lojista tem centralizado todo o fluxo de pedidos em um mesmo ambiente”, destacou Alexandre Santoro, CEO da IMC.
Modelo de Fluência Digital
Para a criação da plataforma que habilita o app da Pizza Hut Brasil, a Thoughtworks utilizou como base o Modelo de Fluência Digital, metodologia própria da consultoria que permite analisar um negócio sob diferentes lentes complementares, desde seu desenho organizacional até à experiência de usuário habilitada por dados. “Isso fez com que o time entendesse melhor o perfil dos consumidores e, com isso, traçasse o ponto-chave para aplicar as estratégias mais assertivas e inovadoras, tanto de promoções como de experiência do consumidor”, explicou Alexandre Klaser, diretor de transformação digital e estratégia para a América Latina na Thoughtworks.
De acordo com o executivo, o aplicativo foi criado sob medida para a marca e atua com uma estratégia de produto conectada à entrega de valor. “Usamos como base para a criação desta plataforma as métricas e os dados da IMC, que nos deram visibilidade ampla do cenário da marca, que possibilitou otimizar processos internos, aumentar a segurança, padronizar e integrar informações, além de reduzir custos para a marca”.