Inaugurado o Ibrademp

A inauguração do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – Ibrademp, na última semana (22/9) contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre elas Desembargadores, Advogados, Juristas, Professores de Direito Comercial, Procuradores de Justiça. O Ibrademp, inicialmente, funcionará com comissões jurídicas de estudos na área de direito falimentar e societário/mercado de capitais, sendo que a primeira delas irá ocorrer no dia 7 de outubro de 2004. Para obter maiores informações sobre o funcionamento do Instituto e sobre as datas das reuniões acesse o website www.ibrademp.org.br.

Os sócios-fundadores do Ibrademp, os Advogados Ecio Perin Jr., Daniel Kalansky e Luis Henrique Mori Peyser, falaram sobre o Instituto, as Comissões Jurídicas de Estudo de Direito Falimentar e de Direito Societário/Mercado de Capitais, e contaram um pouco sobre como surgiu este ideal de congregar os diferentes operadores do direito num único instituto que promovesse estudos na área de direito empresarial.

José Alexandre Tavares Guerreiro, o Professor Guerreiro, como é conhecido, brindou os presentes com uma excelente exposição sobre o Direito Empresarial, salientando a importância que existe atualmente da realização desta interface entre o Poder Judiciário e os Advogados, tendo em vista que o Novo Código Civil adotou a sistemática dos chamados conceitos abertos, ou seja, regras gerais que deverão ser interpretadas pelos magistrados, auxiliados pelos advogados, e aplicadas aos casos práticos.

Guerreiro continuou seu discurso enfatizando a importância da criação do Ibrademp para auxiliar os profissionais deste ramo do Direito em seu aperfeiçoamento técnico/jurídico e congratulou seus três fundadores, ou em suas palavras, “a tróica”, pelo empreendorismo e lembrando a passagem do livro de Antoine de Saint-Exupéry demonstrou seu apreço pelos novos amigos, dizendo: “Não os conhecia, mas já me sinto entre amigos”.

A solenidade foi encerrada com as palavras do Desembargador Hamilton Elliot Akel, que representou o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no evento; e ressaltou a importância do estudo do Direito Empresarial e disse, ainda, que o Instituto chegava para o mundo jurídico para suprir uma lacuna existente. O evento também contou com as presenças dos membros do Conselho Consultivo do Ibrademp, Newton de Lucca, Newton Silveira, Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, Paulo Salvador Frontini, Jacques Labrunie, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima