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Índice de inflação na internet aponta queda



Pela décima vez no ano o e-flation registra deflação: 0,34% em novembro. O indicador, desenvolvido pelo Provar – Programa de Administração do Varejo, da Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni Consultores Associados, tem a proposta de monitorar as variações dos preços de produtos adquiridos on-line, acompanhando as tendências no varejo de bens e serviços e no mercado de consumo dos produtos de Internet.

 

Apesar da variação negativa, o índice apresenta um aumento de 0,67% pontos percentuais em relação à deflação registrada em novembro de 2007, de 1,01%. O período marca o início das promoções para o Natal, principalmente de livros, CD’s e DVD’s. “Nesta apuração de novembro é possível perceber também influência do aumento do dólar nos produtos cujos componentes são eletrônicos e, a maioria, importados”, avalia Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar.

 

Os preços da categoria “Livros” foram os que apresentaram a maior queda no mês, de 8,41%, seguidos de “CD’s e DVD’s” e “Telefonia e Celulares”, que tiveram deflação de 4,92% e 4,47%, respectivamente. Na seqüência aparecem os grupos “Perfumes e Cosméticos”, com 2,77%; “Brinquedos”, com 2,34%; e “Informática”, com 0,71%. Mesmo com a queda, o e-Flation apontou inflação em outros itens do e-commerce: “Eletroeletrônicos”, 0,16%; “Linha Branca”, 0,92%; “Cines e Fotos”, 2,06%; “Eletroportáteis”, 6,68%.

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