Informações estratégicas
Deixe um comentário
Informações estratégicas
Os dados da Ouvidoria são considerados valiosos porque refletem o sentimento do cidadão, motivo pelo qual estão sendo tratados no campo da gestão estratégica. As consultas feitas pela população por meio da Internet (www.ouvidoria.ba.gov.br), por telefone (0800 284 0011) ou de forma presencial, são a base de um banco de dados de como os serviços públicos estão sendo prestados ao cidadão. A OGE totaliza hoje, 119 mil registros, com um índice de resolutividade de 86,5%.
Deixe um comentário
Informações estratégicas
Hoje, economistas da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) e da Tendências Consultoria realizaram a primeira de uma série de apresentações do software ProConsumo para empresários e executivos. Disponível em CD-Rom, o software apresenta informações das despesas das famílias brasileiras com cerca de 131 itens e produtos de 14 diferentes áreas. No total são mais de 11 milhões de unidades de informações de que as empresas podem dispor para o planejamento de seus negócios.
Na área de vendas, por exemplo, o ProConsumo pode contribuir para racionalizar a distribuição de cotas regionais entre os gerentes, na medida em que é possível estabelecer critérios compatíveis com as dimensões de cada mercado. Para o setor de franchising, os dados possibilitam classificar por grau de interesse os mercados potenciais para novas franquias.
Como instrumento de apoio ao marketing, o software permite visualizar por classe de renda o nível de absorção de um produto em determinado mercado. Também possibilita o planejamento racional das verbas de publicidade de acordo com a exata dimensão econômica de cada região. No planejamento estratégico de longo prazo, auxilia ao fornecer um ranking com as dimensões de cada mercado consumidor. Na área de logística, contribui para viabilizar o planejamento da distribuição territorial de mercadorias, por meio do estabelecimento de quantidades proporcionais às prioridades de cada área.
Ao fornecer informações sobre a capacidade de consumo dos mercados por região e classe de renda, o ProConsumo pode auxiliar também nas pesquisas de mercado como instrumento para o estudo de redução de custos e aumento de receitas. E pela capacidade de trabalhar com 131 categorias de produtos, permite maior eficácia nas apurações de market share das companhias.
O ProConsumo permite a obtenção de relatórios sobre 5.560 municípios, 558 microrregiões, 137 mesorregiões, 27 Estados e do próprio país como um todo. Fornece o índice de potencial de consumo e dados complementares sobre o perfil da população, como faixa etária, faixa de renda, sexo, grau de urbanização, número de domicílios por faixa de renda, renda média por domicílio, entre outras características da localidade. O software tem como base fontes primárias de dados de pesquisas do IBGE: Censo Demográfico (2000), Contagem Populacional (2002), Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (2002), Pesquisa de Orçamentos Familiares (2003) e Contas Nacionais.