Com o objetivo de aumentar o nível de segurança e proteção das informações dos servidores da sua rede de computadores, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. (BDMG) adquiriu da Cimcorp, integradora e provedora de soluções de tecnologia da informação e outsourcing, uma solução de backup centralizado, desenvolvida por meio da rede Gigabit Ethernet. A contratação do player faz parte da nova estratégia de contingência do Banco, uma vez que a arquitetura de backup anterior não permitia o controle centralizado e dependia da intervenção humana para a montagem e retirada de fitas diariamente.
“Com as soluções fornecidas pela Cimcorp houve redução significativa da intervenção manual no processo de backup, além da utilização de mídias mais seguras e com maior capacidade de armazenamento, gerenciamento e controle centralizados. A nova solução permitiu ainda a duplicação das fitas de backup, o que era essencial para nossa nova estratégia de contingência”, afirma Webert Carmelo Corrêa Mesquita, gerente do Departamento de Informática e Telecomunicações do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, destacando que “apesar da recente implantação, concluída com êxito no início do mês passado, já podemos constatar que os objetivos estão sendo atingidos”.
Além da venda do hardware, que inclui um servidor IBM, uma fitoteca L80 da StorageTek, switches 3Com e um software de backup Veritas Netbackup, a Cimcorp foi responsável pelo treinamento prático sobre a nova solução para os funcionários encarregados da operação diária. A montagem, instalação e configuração de todos os componentes também foram feitas pela integradora.
Informações protegidas
A e-trust, empresa especializada na área de serviços de Segurança da Informação, disponibiliza para o mercado o sistema de Gestão de Risco – Horacius. A solução gerencia os processos da empresa com foco na segurança de seus ativos de informação, reunindo em único sistema as informações necessárias para a gestão do risco, bem como as políticas e procedimentos relativos à segurança da informação.
A ferramenta apresenta controle das métricas através da geração de relatórios detalhados sobre os procedimentos. “O sistema abre automaticamente incidentes caso haja falha de execução das normas estabelecidas. No relatório estão indicados o responsável e o procedimento não cumprido. Isso possibilita a gestão do risco através de uma linguagem acessível e de fácil interpretação para os gestores da empresa”, explica Mauro José de Souza, Sócio da e-trust.
Segundo o executivo, a segurança está ligada a três fatores principais: pessoas, processos e tecnologia. “A empresa deve avaliar os riscos em seus processos de negócio tendo em mente estes tópicos. O Horacius gerencia todas as informações através da automatização dos processos, e foi desenvolvido para garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações”, explica Mauro.
O sistema possui interface Web e é composto por módulos de controle de Ativos, Usuários e Métricas; Eventos e Estatísticas; geração de Relatórios Gerenciais, entre outros. Além de integrar as informações relativas à segurança dos ativos e permitir a emissão de estatísticas e logs, o sistema oferece estrutura alinhada às necessidades do cliente, podendo atender diversos setores. O Horacius foi desenvolvido com total aderência à norma ISO 17799 e ao COBIT. Disponível em versão multilingüe – Português, Inglês e Espanhol – o sistema pode ser integrado a ferramentas de segurança já utilizadas pela empresa.