A Magazine Luiza foi eleita a empresa brasileira que mais inova no relacionamento com cliente. De acordo com a 5ª edição do ranking anual elaborado pela Dom Strategy Partners, a companhia do varejo consegue ´oferecer ao cliente ações que propiciam desde uma compra mais rápida, mais inteligente em diversos ambientes, até novas experiências de vendas feitas 100% pelo celular´. Logo atrás, no ranking deste ano, aparece a Nespresso – um salto e uma resposta ao crescente mercado cafeeiro de luxo no Brasil. A Apple e Netflix, símbolos perenes de inovação, aparecem em seguida sinalizadas nesta posição principalmente por continuarem a oferecerem seus serviços digitais.
A Dom ressalta que, em seus 60 anos – em especial nos últimos 10, o Magazine Luiza se movimentou sem medo de mudar a lógica de compra do consumidor brasileiro. “Diferente de outras lojas do setor, o Magazine Luiza atacou vertentes importantes de encantamento ao cliente e que não estão fixadas apenas em um ecossistema bem definido de aplicativos ou de outros serviços virtuais”, diz Daniel Domeneghetti, porta voz do estudo e CEO da Dom Strategy Partners. Segundo o executivo, a marca olha para a experiência de compra do físico ao digital, com a disponibilização de plataformas múltiplas de compra. “O ´Magazine Você´ é um exemplo de inovação porque é uma espécie de loja virtual onde qualquer cliente pode criar a sua própria vitrine de produtos para vendê-los. Isso conquista e empodera o cliente”, acrescenta.
O estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente” mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações através de ações com consumidor final sob o tripé comunicação, transações/vendas e atendimento/relacionamento. Na prática, a análise materializa em números como as companhias entregam uma melhor experiência de relacionamento ao cliente, avaliando ações estratégias, ofertas de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento.
A Dom destaca que a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor. Em sua quinta edição, o levantamento avaliou as companhias entre os meses de abril e julho por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais como releases, relatórios, informações para investidores e dados secundários, leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas publicas nos últimos 12 meses.
RANKING 50 EMPRESAS MAIS INOVADORAS NO BRASIL
Empresa
|
Segmento
|
Nota
|
Magazine
Luíza
|
Varejo
– Eletro
|
9,16
|
Nespresso
|
Varejo
– Redes Alimentícias e Fast Food
|
9,15
|
Apple
|
Serviços
Digitais
|
9,14
|
Netflix
|
Serviços
Digitais
|
9,14
|
Starbucks
|
Varejo
– Redes Alimentícias e Fast Food
|
9,12
|
O
Boticário
|
Higiene
& Cosméticos
|
9,11
|
Google
|
Serviços
Digitais
|
9,11
|
XP
Investimentos
|
Bancos
e Serviços Financeiros
|
9,09
|
Hospital
Albert Einstein
|
Saúde
|
9,09
|
Porto
Seguro
|
Seguros
& Previdência
|
9,08
|
Santander
|
Bancos
e Serviços Financeiros
|
9,07
|
Itaú
Unibanco
|
Bancos
e Serviços Financeiros
|
9,06
|
Mercado
Livre
|
Varejo
– Varejo Online
|
9,06
|
Smart
Fit
|
Varejo
– Serviços
|
9,06
|
Uber
|
Serviços
Digitais
|
9,05
|
Bradesco
|
Bancos
e Serviços Financeiros
|
9,04
|
Open
English
|
Educação
|
9,04
|
Raia-Drogasil
|
Varejo
– Farmácias e Perfumarias
|
9,04
|
Mercedes
Benz
|
Automobilística
|
9,03
|
Skinceuticals
|
Higiene
& Cosméticos
|
9,03
|
99 Taxi
|
Serviços
Digitais
|
9,02
|
Riachuelo
|
Varejo
– Vestuário e Moda
|
9,02
|
Ultrafarma
|
Varejo
– Farmácias e Perfumarias
|
9,02
|
Nubank
|
Bancos
e Serviços Financeiros
|
9,02
|
Chili
Beans
|
Varejo
– Óticas, Jóias e Adereços
|
9,01
|
Caixa
|
Bancos
e Serviços Financeiros
|
9,01
|
Whirlpool
|
Bens de
Consumo Duráveis
|
9,01
|
Dr
Consulta
|
Saúde
|
9,01
|
Natura
|
Higiene
& Cosméticos
|
9,01
|
Youse
|
Seguros
& Previdência
|
9
|
Osklen
|
Varejo
– Vestuário e Moda
|
8,99
|
Ipiranga
|
Distribuição
de Combustíveis
|
8,99
|
Coca-Cola
|
Alimentos
& Bebidas
|
8,99
|
Claro
|
Mídia
& Telecom
|
8,98
|
Multiplus
|
Fidelidade
|
8,97
|
Wine.com.br
|
Varejo
– Varejo Online
|
8,97
|
Carmen
Steffens
|
Varejo
– Vestuário e Moda
|
8,95
|
3
Corações
|
Alimentos
& Bebidas
|
8,93
|
Easy
Taxi
|
Serviços
Digitais
|
8,93
|
Pizza
Hut
|
Varejo
– Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,93
|
Banco
do Brasil
|
Bancos
e Serviços Financeiros
|
8,91
|
Vigor
|
Alimentos
& Bebidas
|
8,91
|
Vero
Latte
|
Varejo
– Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,91
|
Urban
Remedy
|
Alimentos
& Bebidas
|
8,89
|
Miss
Pink
|
Higiene
& Cosméticos
|
8,86
|
Madero
|
Varejo
– Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,86
|
Bullguer
|
Varejo
– Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,85
|
Reserva
|
Varejo
– Vestuário e Moda
|
8,84
|
Schutz
|
Varejo
– Vestuário e Moda
|
8,82
|
Cabana
Burger
|
Varejo
– Redes Alimentícias e Fast Food
|
8,82
|
Visualizações: 172