Com o objetivo de conhecer o comportamento do internauta ao realizar a primeira compra on-line, o Site Blindado, empresa que realiza blindagem em sites e disponibiliza o selo Site Blindado, realizou estudo no qual identificou os motivos que levam as pessoas a comprarem ou não pela Internet. Pela pesquisa “Perfil da Internet Brasileira”, o Site Blindado teve como objetivo desvendar a questão do número de pessoas que confiam no internet banking e fazem transações financeiras pela web, em relação ao número de internautas que compram pela web, buscando entender a diferença desses números.
O mote principal foi: “Se 40 milhões de usuários utilizam a Internet para realizar transações financeiras – na qual precisam digitar dados pessoais como senha e número de cartão -, porque somente 17,6 milhões são e-consumidores?”. O estudo, realizado com 4.000 internautas, de perfil entre 18 e 40 anos, apontou que um dos principais motivos que inibem o consumidor a comprar pela Internet, em 30% das situações, é o fator segurança; seguido pelo medo de não receber o produto (18%); possíveis problemas com troca de produtos (16%); e consumidores que não querem pagar frete (15%); entre outros. Dos motivos para comprar, estão inseridos fatores como: comodidade e acesso 24 horas, com mais de 50% das respostas.
Segundo Mauricio Kigiela, diretor do Site Blindado S/A, enquanto os bancos oferecem soluções de segurança para os clientes realizarem ações pela web, os sites e-commerce ainda não fazem uma campanha forte junto aos internautas sobre como identificar um portal que permite realizar transações com mais segurança. “Poucos sistemas de buscas mostram ao e-consumidor os sites que oferecem selos de segurança. Por isso, o consumidor precisa saber identificar e conhecer os diferenciais de adquirir produtos por sites blindados contra hackers e outras formas de roubo de dados, para que se sintam seguros na hora de efetivar sua compra”, avalia.