O Terra, empresa de Internet e mídia digital, está investindo cerca de U$ 7 milhões no desenvolvimento de uma área totalmente dedicada à Inteligência de Mercado. A iniciativa visa possibilitar que o mercado tenha uma análise da interação do internauta com a mídia digital nas diversas plataformas (computadores, celulares, TVs, etc.).
A nova área, que será dirigida por Marcelo Coutinho, professor da FGV, e composta por uma equipe de profissionais das áreas de economia, administração e jornalismo, tem o objetivo de gerar resultados para as estratégias de comunicação dos anunciantes do portal por meio da combinação de dados de audiência, ferramentas de análise de tráfego internas e pesquisas proprietárias. Coutinho responderá diretamente a Paulo Silva, diretor de publicidade América Latina e Estados Unidos.
De acordo com Fernando Madeira, CEO do Terra para América Latina, trata-se de um modelo que vai antecipar tendências e permitir aos anunciantes obterem métricas de retorno de investimento, além de insights sobre o comportamento dos consumidores em cada país nas diversas interfaces digitais. “A nova área vai entregar para os anunciantes inteligência de mercado e informações exclusivas, em tempo real”, afirma.
Antes de ingressar no Terra, Coutinho ocupou diversas posições no Grupo Ibope, foi diretor de pesquisa do Zoom Media Group (EUA), pesquisador visitante no Grupo de Tecnologia da Informação da Universidade Harvard, e gerente de marketing e editor-assistente de economia internacional na Agência Estado. Ele obteve o doutorado em Sociologia na USP e é bacharel em Publicidade (USP) e Administração (FGV).