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Internet como fator estratégico do negócio



A inclusão digital no segmento empresarial já é uma realidade, todavia, o empresariado brasileiro não utiliza todo o potencial de negócios oferecido pela rede como mostra pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br). O estudo aponta que 95% das empresas com 10 ou mais funcionários possuem computadores e 92% possuem acesso a internet. Porém, mesmo inseridos na cultura digital, menos da metade das companhias possui um site na Internet.

 

“A percepção da importância dos websites é muitas vezes subestimada, quando na verdade, a oferta de recursos é ilimitada e a lista de benefícios não para de crescer com o advento de novas tecnologias e com o aumento do número de empresas e consumidores com acesso à rede”, analisa André Shibata, diretor geral da Kyu Design Gráfico, empresa especializada em soluções visuais e criação de websites.

 

Dentro as empresas que possuem páginas na Internet, 48% disponibilizam preços e catálogo de produtos e serviços para os consumidores, 34% oferecem suporte pós-venda, 23% aceitam pedidos e reservas de produtos e serviços e 10% possuem recursos para transações completas e meios de pagamento pela web. E se mais da metade das empresas não possuem um espaço na Internet, dentre as que possuem, 37% não apresentam nenhum dos recursos pesquisados.

 

De acordo com o especialista, há ainda o problema do excesso de amadorismo. A maioria das empresas que busca um especialista em construção de sites tem em mente um produto institucional que acaba limitando o potencial de interatividade com o consumidor. “Garantir o feed back das dúvidas, sugestões e reclamações em tempo hábil também é importante para garantir a fidelização dos clientes, adjetivo tão em alta no mundo coorporativo. O sucesso de um site poder ser resumido pelo tripé navegabilidade, objetividade e visibilidade; o resto será conseqüência do trabalho desenvolvido pela empresa”. Afirma Shibata.

 

O estudo também aponta que no Brasil, 45% das empresas que possuem site, ou seja, menos de um quarto do total, fazem vendas pela Internet. De acordo com o NIC.br, com a venda pela Internet, 74% das empresas obtiveram redução dos custos dos negócios, 71% agregaram mais qualidade para o consumidor, 69% tiveram o tempo de transação comercial reduzido, 58% obtiveram vantagem na equiparação à concorrência e 49% obtiveram aumento do número de vendas e de consumidores.

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