Interrupções que atrapalham produtividade


De Novembro de 2006 à Janeiro de 2007, a SEC Talentos Humanos, consultoria de recursos humanos, especializada em secretárias, conduziu uma enquete para avaliar qual é o maior vilão do tempo para a produtividade no trabalho. O item interrupções dos colegas, pares e chefes foi o mais votado, com 27,8%. Dos 263 votos, o segundo lugar – com 23,6 % dos votos – ficou para os telefonemas. Os outros itens considerados prejudiciais à produtividade no trabalho foram: 13,7 %, Instant messenger (MSN); 12,5 %, e-mail; 12,2 %, distrações/dispersões; 5,7 %, reuniões; e 4,6 %, conversas de corredor.

“Produtividade no trabalho é um assunto bastante discutido nas organizações, pois as coisas acontecem e mudam com muita rapidez e estamos em busca de resultados. Os profissionais são constantemente analisados pela sua produtividade, por isso se torna cada vez mais importante identificar atitudes que podem melhorar o desempenho”, diz Vivian Maerker, diretora da SEC Talentos Humanos. De acordo com a profissional, os profissionais hoje fazem tantas coisas ao mesmo tempo, que às vezes não se dão conta que começam muitas atividades, mas não terminam nenhuma. Se não souberem administrar os maiores ladrões de tempo, passarão mais tempo lidando com urgências do que trabalhando nas tarefas realmente importantes.

“É importante ter a visão do todo e manter o foco sabendo, por vezes, pedir licença e continuar concentrado em determinada atividade prioritária. Como mostra a enquete, existe uma tendência do profissional a não bloquear interrupções, por isso, administrar esses itens se torna primordial”, explica Vivian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima