Liderança ameaçada



Estudo da Serasa Experian Hitwise, solução que fornece informações sobre a interação de 90 mil pessoas em 60 mil websites no Brasil, revela que a Nova PontoCom, associação on-line entre o Grupo Pão de Açúcar e as Casas Bahia, traz vantagens a essas empresas na Internet e pode ameaçar a liderança do grupo B2W, formado por Americanas.com e Submarino, que hoje detém quase o dobro do share de visitas da nova associação.

 

O estudo aponta que a potencial ameaça vem da elevada taxa de crescimento dos sites que hoje formam a Nova PontoCom. Estes cresceram 70,5% em seu market-share de visitas, de abril, quando começou a medição no País, até novembro deste ano. No mesmo período, os sites da B2W cresceram apenas 11,7% em seu market-share de visitas. Fazem parte da Nova PontoCom os sites da Casas Bahia, do Extra e do Ponto Frio, este também absorvido pelo grupo Pão de Açúcar recentemente.

 

Segundo a Serasa Experian Hitwise, a fusão consolida o grupo no segundo lugar no varejo on-line. Com a associação, a B2W mantém a liderança com share de visitas entre os varejistas on-line, com 44,81% (Americanas, 26,62%, e Submarino,15,19%). A Nova PontoCom, agora vice líder com share de 22,25%,  ultrapassa com folga o Magazine Luiza, que tem 8,87% do share de visitas e ocupa a terceira posição. Hoje, o site das Casas Bahia é o quarto no ranking, com 8,21%, o Extra vem em seguida, com 8,03%. O Ponto Frio está na sétima posição, 6,01%, atrás do Shoptime, 6,63%.

 

Segundo o comunicado, a divisão acionária da Nova PontoCom ficará com 17% para as Casas Bahia e 83% para o Pão de Açúcar. Análise da Serasa Experian Hitwise revela que a partilha não reflete o share de visitas entre os dois grupos, já que as Casas Bahia detêm 36,4% do share de visitas do grupo, enquanto que o Pão de Açúcar, representado por Extra e Ponto Frio, soma 63,3%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima