Livro oficial sobre ITIL, agora em português


A ITIL, biblioteca das melhores práticas de gerenciamento e prestação de serviço em TI, ganha sotaque brasileiro. O itSMF – IT Service Management Forum Brasil anuncia a chegada do primeiro livro oficial sobre ITIL em português do Brasil. Introdução ao ITIL é a versão brasileira do OGC – Introduction to ITIL, lançado em setembro pela The Stationary Office (imprensa oficial inglesa) e pela editora holandesa Van Haren Publishing. O processo de tradução e revisão levou quatro meses e teve colaboração de profissionais ligados ao itSMF Brasil.

“Tivemos a preocupação de preservar a linguagem literária da versão original – uma medida que deve tornar o texto acessível mesmo para quem não é da área de TI, já que o gerenciamento de serviços tem alcance muito amplo”, explica o vice-presidente do itSMF Brasil, Sérgio Rubinato Filho. “Ao mesmo tempo, dedicamos bastante trabalho ao processo de revisão, pois tínhamos que recriar as peculiaridades da linguagem ITIL em português e evitar ambigüidades”. Foram identificadas e mantidas, por exemplo, as diferenças entre gerenciamento e gestão, termos que em português acabam por ser utilizados como sinônimos. “Gerenciamento é uma tarefa que nasce em função de uma atividade, enquanto gestão envolve coordenar, mandar – é uma tarefa impositória”, detalha Rubinato.

Segundo Rubinato, o estabelecimento de um vocabulário padrão oficial abre a possibilidade da criação de uma ITIL em português. “O itSMF mundial já considera o português como um idioma internacional, o que deverá ser levado em consideração pelo OGC na tradução da revisão 3 da ITIL, ainda em elaboração, com publicação prevista para o próximo ano”. Para que isso aconteça, será preciso forte comprometimento das empresas em adotar a biblioteca e o envolvimento dos profissionais certificados e interessados na evolução da ITIL.

“A versão brasileira de Introdução ao ITIL é produto da comunidade. Só a revisão contou com a colaboração de oito profissionais. Quanto maior a demanda por publicações em português, maior será a necessidade de voluntários. Há bastante espaço para colaboradores, e a tarefa de revisão das traduções é uma ótima oportunidade para os profissionais brasileiros certificados contribuírem com a comunidade ITIL. O papel do fórum é promover essa cooperação”, enfatiza. O livro, que pode ser adquirido pelo site do itSMF Brasil, também estará à venda durante o itSMF Brasil Conference 2006, que acontece entre os dias 16 e 17 de outubro no Centro de Eventos do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Ficha Técnica
Título: Introdução ao ITIL®
Autor: Office of Government Commerce (Reino Unido)
Páginas: 267
Preço: R$ 132,40 para associados ao itSMF e R$ 144 para não associados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima